Confira dicas para economizar nas compras no supermercado

Além da boa pesquisa, veja o que fazer para garantir a geladeira cheia, sem esvaziar o bolso

Por: Da Redação  -  28/01/20  -  11:15
Várias redes de mercado e supermercado não funcionarão na próxima terça-feira (1º)
Várias redes de mercado e supermercado não funcionarão na próxima terça-feira (1º)   Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência Brasil

É difícil passar uma semana sem que a dona de casa Aparecida Lopes, de 57 anos, vá ao supermercado. Com caneta e papel em mãos e disposição de sobra, a moradora de São Vicente procura pelas melhores ofertas em vários estabelecimentos. “Perto de casa, tem um monte. Então, sempre pesquiso para encontrar o preço mais barato”. Com produtos caros e orçamentos justos, as famílias são cada vez mais pressionadas a fazer como Aparecida e encontrar maneiras de manter a geladeira cheia sem deixar os bolsos vazios.


Em busca de dicas sobre como economizar na compra do mês ou da semana, a Reportagem foi atrás de especialistas e verificou que a tática de Aparecida é uma das mais eficazes. “A pesquisa é fundamental”, afirma o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira. Segundo ele, as famílias precisam entender que dificilmente conseguirão economia comprando tudo na mesma loja.


Por isso, sugere ele, é importante comparar os preços e nunca ignorar os folhetos promocionais dos estabelecimentos. “Até porque o consumidor precisa avaliar o gasto que ele vai ter para pesquisar. Vai gastar gasolina? Passagem de ônibus? Isso tudo tem que ser colocado no papel”.


Ficar atento aos dias de promoções também ajuda. Se é na quarta-feira que a carne está mais barata, deixe para comprar o item nesse dia.


  Foto: Arte: Monica Sobral/AT

Mensal ou semanal


Agora a pergunta que fica é: compra do mês vale a pena? Neste caso, Teixeira alerta que o consumidor precisa analisar sua própria realidade. “Se você mora perto de alguns supermercados que sempre fazem alguma promoção, vale a pena fazer a compra fracionada”.


Agora, se o deslocamento for grande, e você gastar muito por isso, já não fica tão atrativo. “Na compra fracionada, você consegue aproveitar melhor as ofertas, mas corre o risco de, indo mais vezes ao mercado, fugir da lista de prioridades e comprar o que não precisa”.


Conforme o Serasa Consumidor, também vale verificar a possibilidade de se comprar alguns itens no atacado. “Avalie o que realmente é possível comprar no atacado, como produtos não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene”.


Cadastros e fome


Para a economista Júlia Moura, vale a pena o consumidor verificar benefícios de fidelidade. Às vezes, em troca de um cadastro, o cliente consegue descontos de 30%, 40% ou até mais.


Além disso, Julia e outros especialistas esclarecem o que para muitos pode parecer mito: de fato, não vá ao mercado com fome. Segundo ela, nessa situação, acabamos ficando mais suscetíveis a levar o que não precisamos, já que ficamos com vontade de tudo.


Logo A Tribuna