Conferência Mundial de Educação Superior tem representante de Santos
190 países foram reunidos pela Unesco na Espanha; inclusão e diversidade são encaradas como desafios do setor
Atualizado em 29/05/22 - 23:11
Inclusão e diversidade serão os desafios maiores da educação superior mundial nesse pós-pandemia. Os dois anos de pandemia deixaram ainda mais evidente a urgência dos países focarem na inclusão dos jovens mais vulneráveis no Ensino Superior, como um caminho de reduzir as desigualdades que se acentuaram nesse período.
Os temas mais discutidos na conferência, segundo Lúcia, incluíram impacto da covid-19 na Educação, financiamento e governança nas universidades, cooperação internacional para o Ensino Superior, dados e produção de conhecimento e qualidade dos programas de formação na educação superior. Outro tema do encontro foi avaliar as lições aprendidas com a pandemia de covid-19.
“O mundo enfrenta desafios sem precedentes, do aumento de vulnerabilidade social e sanitária, por causa da pandemia, à crise climática que ameaça a própria sobrevivência da nossa espécie, sem esquecer da polarização política que em várias partes do mundo parece abalar democracias já estabelecidas. A educação superior é impactada por todas essas tendências, ao mesmo tempo que tem o dever de dar uma resposta a elas”, explica.
As universidades públicas carecem de verbas que as permitam operar, crescer e promover pesquisas, diz a presidente do Semesp. Atualmente, o setor privado responde por 77,5% das matrículas na graduação, 84% em cursos de especialização e 31% na pós-graduação stricto sensu.
“É preciso avançar no Brasil, especialmente em tempos de carência de políticas públicas para o Ensino Superior. Os relatórios publicados durante a Conferência, assim como as propostas que apresentamos em debate como contribuição para esse encontro global, indicam que é preciso que os sistemas de Ensino Superior sejam mais dinâmicos, flexíveis, inovadores e menos burocráticos, sem amarras regulatórias que limitam a criatividade e a autonomia das instituições de Ensino Superior”.