Condesb elege novo presidente nesta quarta-feira

Cerimônia contará com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi

Por: De A Tribuna On-line  -  13/03/19  -  09:05
Sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista fica no Centro de Santos
Sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista fica no Centro de Santos   Foto: Divulgação/Agem-BS

A eleição que irá definir o próximo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) será realizada nesta quarta-feira (13). A cerimônia está marcada para começar às 9h30, na sede da Agência Metropolitana (Agem) da Baixada Santista, em Santos.


O Condesb é formado pelos nove prefeitos da Baixada Santista e nove representantes do Governo do Estado. Os trabalhos são gerenciados pela Agem, órgão vinculado à Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, que, hoje, está vinculada à pasta de Desenvolvimento Regional.


Em fevereiro, o atual chefe do Conselho, o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (MDB), havia dito que a eleição do novo chefe do Condesb seria realizada no dia 26 de fevereiro, última terça-feira daquele mês, quando costumeiramente são realizadas as reuniões do órgão.


Entretanto, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pediu para que o pleito fosse remarcado para uma data em que ele pudesse estar presente. Assim, a Agem providenciou, no último dia 21, o adiamento da eleição. De acordo com o governo estadual, o tempo foi necessário, também, para atualizar os representantes do estado no Condesb.


Para a presidência do Condesb, a tendência é que o prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSDB), seja o escolhido. O tucano tinha a preferência dos chefes dos Executivos municipais no pleito de 2018, mas perdeu a disputa para Gouvêa, que obteve a maioria dentro dos representantes do estado.


Existe a expectativa de que Marco Vinholi anuncie, também, o nome do novo diretor-executivo da Agem. Em 24 de fevereiro, a Secretaria de Desenvolvimento Regional divulgou que a escolha seria anunciada nos próximos dias, o que ainda não ocorreu. No início do mês, a pasta exonerou dez ocupantes de cargos comissionados na Agência, o que fez aumentar o rumor sobre o fechamento da unidade.


À época, Vinholi informou, por meio de nota, que as agências metropolitanas seriam reestruturadas, “para entregar resultados mais efetivos à sociedade, otimizando recursos e produzindo ações mediante efetivo técnico”. 


Logo A Tribuna