Concessão de estradas da Baixada Santista inclui pedágios em Itanhaém e Bertioga

Artesp informa que valor não deverá ultrapassar R$ 7,00 e só será cobrado após três anos de obras

Por: Matheus Müller  -  15/05/21  -  15:19
   Artesp afirma que novas tecnologias vão contribuir para a redução dos custos com pedágio
Artesp afirma que novas tecnologias vão contribuir para a redução dos custos com pedágio   Foto: Rogério Soares/AT

Com a publicação do edital para a concessão de rodovias do Litoral Paulista, a futura empresa vencedora da concorrência internacional poderá instalar praças de pedágio nas estragas da região. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informa que os pontos já estão definidos: Itanhaém, dois em Bertioga, Pedro de Toledo e Mogi das Cruzes.


Segundo o diretor-geral da Artesp, Milton Persoli, a previsão é que as tarifas não ultrapassem R$ 7,00. Antes de começar a efetuar a cobrança, a futura concessionária terá que concluir a primeira etapa de obras, que prevê intervenções nas marginais, para que sirvam como alternativa à população – a expectativa é que isso ocorra após três anos.


O gestor ressaltou ainda a implementação de tecnologias que também prometem reduzir os custos, o Free Flow (Sistema de Fluxo Livre) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). O primeiro será instalado na SP-055, entre as cidades de Peruíbe e Praia Grande.


Persoli explica que, no caso do Free Flow, o motorista deverá solicitar uma tag (semelhante ao Sem Parar) para o automóvel. A partir daí, só vai pagar o equivalente à distância percorrida.


Esse trajeto é captado pela tag sempre que o veículo passar por pórticos (portais) sem barreiras físicas (como é caso do pedágio). Para esse primeiro contrato, o novo modelo estará disponível no Litoral Sul, na SP-055, entre as cidades de Peruíbe e Praia Grande.


DUF

Outro mecanismo já citado é o DUF, que poderá ser solicitado à concessionária por pessoas fazem determinado trajeto frequentemente e, por consequência, acabarão impactadas pelo pedágio. “Se você utilizar a rodovia várias vezes ao longo do mês, você já tem o sistema de desconto do usuário frequente. A tarifa cai muito, chega a pagar menos de 50% do valor”.


Ele reforça, no entanto, que a população tem a possibilidade de usar as marginais das vias locais, sem acessar a rodovia. “A via será alargada e terá bastante melhoria”.


Diante do cenário, portanto, Persoli aponta que os condutores podem ter tanto o Free Flow quanto o desconto do DUF, o que reduzirá ainda mais a cobrança.


Sistema

A Artesp explica que a obrigação do Free Flow em um contrato de concessão é uma iniciativa inédita. “O sistema já é adotado em caráter experimental em algumas rodovias brasileiras, mas será a primeira vez no País em que estará previsto como obrigação contratual”, diz a Agência.


Atualmente, o modelo é usado em alguns países na América do Sul, como o Chile, que foi pioneiro; Europa; África e Ásia.


Transporte intermunicipal

O diretor-geral da Artesp afirma que, mesmo com a implantação de pedágios, não há expectativa para o aumento das tarifas dos ônibus intermunicipais.


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