Comandante da PM fala sobre Operação Verão e faz apelo: 'Estamos em crise. Vamos levar a sério'

Comandante da PM na região, o Coronel Cássio Araújo de Freitas revela que objetivo é conter o grande número de pessoas que estarão nas cidades

Por: Carlos da Hora  -  15/12/20  -  18:42
A partir do dia 21 de dezembro, a Operação Verão terá início na Baixada Santista
A partir do dia 21 de dezembro, a Operação Verão terá início na Baixada Santista   Foto: (Matheus Tagé/AT)

A Operação Verão terá início na Baixada Santista a partir do dia 21 de Dezembro. Por conta do ano atípico, a operação baterá recorde de profissionais atuantes e viaturas na região, justamente para também brecar as infrações relacionadas aos descumprimentos das orientações de saúde implementadas pelos munícipios por causa da pandemia do coronavírus.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Em entrevista ao jornalista Alexandre Lopes, para o podcast Baixada Em Pauta, do G1, o Coronel Cássio Araújo de Freitas, comandante da PM na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, o reforço vem para conter o número elevado de pessoas que estarão nas cidades. "Teremos 2.321 policiais militares de outras regiões do estado de São Paulo e 288 viaturas a mais aqui na nossa região para atender a nossa demanda. De acordo com nossa perspectiva, teremos um aumento muito grande de pessoas na faixa de areia nas cidades litorâneas do Litoral Sul, Baixada Santista e Vale do Ribeira". 


A ideia da Polícia Militar é seguir a mesma estratégia utilizada desde o começo da pandemia, onde apoiam as regras das autoridades sanitárias municipais e estaduais. "A economia teve seus altos e baixos e o Covid-19 submeteu as pessoas ao isolamento. Se houver um afrouxamento das restrições sanitárias, a gente tem essa perspectiva de aparecer muita gente na região, inclusive, mais que nos anos anteriores", conta. De acordo com ele, a tese é confirmada pelo alto número de pessoas na região nos últimos feriados.


O coronel ainda salienta que os agentes contam com um protocolo especial para todos os profissionais do estados se portarem de forma igual durante a pandemia. "Chamamos de Procedimentos Operacionais Padrão, que são protocolos que nós editamos para que todos sigam. Isso facilita muito para termos uma doutrina única em todo o estado", revela. Além do protocolo, os policiais tomam cuidados pessoais justamente por terem sido uma das poucas categorias que mantiveram o trabalho presencial em todo o ano. 


Na Baixada Santista, o oficial fala do sucesso nas ocorrências. "Na fase de isolamento tivemos muito sucesso nas ocorrências, obviamente temos casos com gente fora da curva querendo prejudicar a comunidade. Mas acredito que a polícia vem fazendo um grande trabalho. Aqui, temos um excelente número, os crimes violentos caíram na região enquanto os números em outros locais aumentaram. Isso acontece não só pelo ótimo trabalho da polícia como o da população também", diz.


Finalizando, o Coronel Cássio Araújo de Freitas deu duas recomendações para a população. "A Polícia trabalha 24h por dia, então você vendo um crime, disque 190, é o nosso telefone de emergência universal que todo o brasileiro sabe. Se for uma denúncia, disque 181, isso facilita muito o nosso trabalho. E outra recomendação é para que as pessoas sigam as orientações das autoridades sanitárias. Estamos em crise e isso não é brincadeira. Vamos levar a sério", finaliza.


Logo A Tribuna