Cinco cidades do litoral de SP planejam Carnaval em 2022 mesmo após Estado considerar 'precoce'

Municípios monitoram evolução da pandemia e aguardam parecer estadual, mas têm a festividade nos planos

Por: Daniel Gois  -  28/11/21  -  10:31
Carnaval está nos planos de ao menos cinco cidades do litoral de SP
Carnaval está nos planos de ao menos cinco cidades do litoral de SP   Foto: Silvio Luiz/AT

Santos, Praia Grande, Bertioga, Itanhaém e Peruíbe estão com planos para realizar o Carnaval em 2022, mesmo após o Governo do Estado de São Paulo considerar "precoce" pensar na festividade, por conta da pandemia de Covid-19. Os municípios da Baixada Santista estudam como promover a festividade, entre fevereiro e março. Apenas Guarujá não vai promover eventos de Carnaval.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No início de outubro, a Prefeitura de Santos liberou o início dos preparativos para o Desfile das Escolas de Samba, previsto para ocorrer nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2022. O município ainda aguarda autorização do Governo Estadual.


Segundo a Administração Municipal, serão permitidos apenas eventos com público controlado, com portaria e bilheteria. As bandas que circulam pelas ruas seguirão vetadas, por conta das chances de aglomerações.


Praia Grande inicia, a partir de 17 de dezembro, a realização do Estação Verão Praia, que segue até o fim do Carnaval. Os eventos acontecem em arenas, que são ao ar livre. Ainda não há uma definição sobre quais medidas sanitárias serão adotadas.


Em Bertioga, o Carnaval deve ocorrer em março de 2022. Conhecido como "Carnaval é + Família", a festividade conta com desfiles de blocos carnavalescos e trios elétricos espalhados em diversos pontos da cidade. A Prefeitura ressalta que a programação está sujeita a alterações, por conta da pandemia.


A Prefeitura de Itanhaém estuda a realização de ações para fortalecer a economia e o turismo na cidade, sendo que o Carnaval se enquadra dentro destes planos. Uma equipe intersetorial, composta por profissionais da saúde, comércio e turismo, acompanha a evolução da vacinação contra a Covid-19 e estuda qual decisão será tomada.


Peruíbe planeja realizar, em dezembro, um edital para inscrição dos blocos que farão parte do Carnaval 2022. A Prefeitura ressalta que, caso haja qualquer impedimento, as atividades serão canceladas. A cidade não possui desfile de escolas de samba.


São Vicente, Cubatão e Mongaguá ainda não definiram se vão realizar o Carnaval em 2022.


Caminho contrário
Guarujá é a única cidade do litoral de São Paulo que já decidiu pela não realização do Carnaval. Segundo a Prefeitura, a medida tem caráter preventivo e visa desestimular eventos que possam gerar aglomerações.


Máscaras
Na quarta (24), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre, com validade a partir de 11 de dezembro.


A medida é válida apenas em ambientes abertos e toma como base a evolução da vacinação e a queda no número de mortes e internações por Covid-19. O uso de máscara segue obrigatório em ambientes fechados.


Logo A Tribuna