Cidades da Baixada Santista vão manter ar-condicionado desligado nos ônibus no verão

Medidas serão mantidas no transporte municipal de Santos, Praia Grande, Cubatão e São Vicente

Por: Cássio Lyra  -  20/12/20  -  10:32
Janelas nos coletivos seguirão abertas, seguindo recomendações sanitárias
Janelas nos coletivos seguirão abertas, seguindo recomendações sanitárias   Foto: Matheus Tagé/AT

Os ônibus municipais de quatro cidades da Baixada Santista ficarão com janelas abertas e ar-condicionado desligado durante o período do verão. Os municípios vão seguir as recomendações sanitárias, a fim de evitar a propagação do coronavírus na região.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desde os primeiros casos de Covid-19 na Baixada Santista, registrados no fim do mês de março, uma das medidas decretadas, a fim de evitar o contágio do vírus entre a população, se diz respeito ao transporte coletivo.


Em Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão, todos os ônibus municipais são climatizados com o ar-condicionado, uma grande reivindicação de usuários ao longo dos últimos anos.


Entretanto, com o início da pandemia, as prefeituras determinaram o desligamento do sistema de ar-condicionado e deixaram as janelas dos coletivos abertas, seguindo recomendações sanitárias impostas pelo contágio da doença.


Mesmo com a crescente de altas temperaturas em toda a Baixada Santista nessa época do ano, a medida seguirá durante o verão, que tem início nesta segunda-feira (21), com exceção a uma cidade.


A Prefeitura de Santos e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informaram que vão permanecer seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, mantendo as janelas do transporte coletivo abertas.


A Prefeitura de Praia Grande afirmou que o ar-condicionado da frota municipal permanecerá desligado, seguindo as normas sanitárias de combate ao contágio do coronavírus. No entanto, segundo a administração, será feito um estudo pensando em alternativas junto com a empresa que administra o serviço para o período de verão.


Os ônibus municipais em Cubatão seguirão sem ar-condicionado durante o verão e com as janelas abertas. A prefeitura afirmou que não haverá alteração no atendimento do transporte público por conta da regressão de todo o Estado para a fase amarela do Plano São Paulo.


Em São Vicente, a empresa que presta o serviço do transporte público municipal é orientada a seguir todas as recomendações sanitárias vigentes, assim impedindo a proliferação do vírus.


Guarujá


Os ônibus municipais de Guarujá não seguiram as recomendações sanitárias. Em nota, a prefeitura afirmou que a frota possui aparelhos modernos que possuem um sistema de dupla filtragem, realizando a troca de ar automaticamente.


Logo A Tribuna