Cidades da Baixada Santista terão forças-tarefas com medidas sanitárias para o feriado

Municípios apostam em ações de conscientização sobre a covid-19 para turistas e moradores

Por: Daniel Gois  -  28/10/21  -  18:14
 Feriado prolongado deve impulsionar vinda de turistas para a Baixada Santista
Feriado prolongado deve impulsionar vinda de turistas para a Baixada Santista   Foto: Matheus Tagé/AT

O feriado prolongado de Finados contará com forças-tarefas nas cidades da Baixada Santista para fiscalizar o cumprimento de medidas sanitárias visando o combate à covid-19. Entre sábado (30) e terça-feira (2), agentes municipais seguirão com trabalhos de orientação para garantir o cumprimento das normas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A entrada de Santos, no Saboó, contará com a já tradicional barreira para fiscalizar vans, ônibus e micro-ônibus com fins turísticos que vierem para o município. O ingresso será permitido mediante cadastro prévio e comprovação de hospedagem na cidade ou reserva para visita em algum ponto turístico.


Os condutores de veículos não autorizados devem retornar aos municípios de origem. O monitoramento será feito por servidores da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), junto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).


A Guarda Civil Municipal (GCM) também seguirá com orientações relacionadas à covid-19, como uso obrigatório de máscara e a proibição de aglomerações. O descumprimento pode gerar multa de R$ 300,00, caso a pessoa não traga máscara consigo ou se recuse a usá-la.


São Vicente terá fiscalização de veículos em pontos estratégicos da cidade, como na orla da praia, para coibir eventuais abusos e infrações de trânsito. O mesmo acontecerá em Praia Grande, com ações de orientação e fiscalização viária em todo o município.


Em Guarujá, a fiscalização de vans e ônibus de turismo será mantida. Para entrar no município, será exigida autorização prévia expedida pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público, além de comprovação hospedagem na rede hoteleira local.


No caso de Bertioga, a intensificação da força-tarefa acontece a partir desta quinta-feira (28), data em que é comemorado o Dia do Servidor Público. A operação tem como objetivo coibir festas clandestinas e a disseminação do coronavírus. A fiscalização acontecerá em comércios e com blitz nos principais pontos da cidade.


Litoral Sul
Mongaguá também realizará força-tarefa no feriado, em pontos considerados estratégicos. O uso de máscara segue obrigatório no município. Em Itanhaém, serão mantidas as ações e procedimentos de fiscalização às medidas sanitárias.


Por sua vez, a Prefeitura de Peruíbe planeja ronda por toda a cidade para garantir a fiscalização de vans, ônibus e veículos com fins turísticos, que só podem entrar e ficar na cidade com autorização do Departamento Municipal de Turismo. Todo veículo com essas características terá a documentação verificada.


Sem bloqueios
Em Cubatão, não haverá barreira sanitária. Segundo a Administração Municipal, o bloqueio não é necessário por conta de o município não apresentar movimento excedente de turistas nesse período.


Logo A Tribuna