Cidades da Baixada Santista aguardam chegada de terceira dose aos profissionais de saúde

Governo do Estado anunciou para segunda-feira (4) o reforço na vacinação deste público; apenas Guarujá iniciou etapa

Por: Maurício Martins  -  01/10/21  -  10:58
 Municípios esperam por mais doses do Governo do Estado
Municípios esperam por mais doses do Governo do Estado   Foto: Helder Lima

As cidades da Baixada Santista devem iniciar na próxima semana a vacinação de reforço (terceira dose) para profissionais de saúde. A maioria dos municípios, porém, não definiu como será o esquema, já que aguarda doses para essa finalidade por parte do Governo Estadual. O Palácio dos Bandeirantes informou que este público terá dose adicional a partir da segunda-feira (4).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Guarujá é o único município da região que já vacina a categoria desde o dia 21 de setembro. Até esta quinta (30), a Prefeitura imunizou 927 profissionais de saúde com a dose de reforço. É necessário possuir registro em conselho de classe e ter completado o ciclo vacinal há, no mínimo, 60 dias.


A imunização acontece no Ginásio Guaibê, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Baiana, Morrinhos e Pae Cará; e Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Perequê, Las Palmas e Boa Esperança. A aplicação das doses ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas.


Santos afirma que começou a organizar o esquema de reforço aos profissionais de saúde. “Em alguns dias da próxima semana, o Santos Convention Center (Ponta da Praia) será posto exclusivo para vacinação deste público. Mais detalhes serão divulgados até domingo (3)”, informa a Prefeitura, em nota.


Peruíbe garante que a vacinação para os profissionais da saúde começa na segunda-feira. A ação acontecerá das 8h30 às 15h nas nos postos fixos de Caraguava, Parque do Trevo, Veneza, Centro e Ribamar. Além dos postos volantes nos bairros. Na segunda-feira, será em Vila Peruíbe.


São Vicente informa que a vacinação da terceira dose para profissionais da saúde deve ter início na segunda-feira, mas que “aguarda o envio de doses e informações precisas do Estado sobre a divisão de faixas para vacinar este público”.


Cubatão, Bertioga, Mongaguá e Itanhaém também esperam uma nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado para definir a formato da aplicação da dose de reforço nos profissionais dos municípios.


Praia Grande não enviou informações até o fechamento desta edição.


Multivacinação começa hoje
Desta sexta (1) até o dia 29 de outubro, a região fará parte da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos. As vacinas à disposição são DTPe pentavalente (difteria,tétano e coqueluche), BCG (tuberculose), poliomielite, tríplice viral e SCRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), hepatites A e B, febre amarela, HPV (papilomavírus humano), rotavírus humano G1P1, meningo C (doença meningocócica), meningo (meningite) ACWY e pneumo 10 (pneumonia).


Em Santos, a multivacinação será realizada em todas as policlínicas, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.


Guarujá vacina nos dias de semana, das 9 às 15 horas, nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ressalta a importância da imunização contra o sarampo, pois o Estado ainda apresenta casos da doença.


Cubatão vai disponibilizar os imunizantes nas 14 unidades de saúde com salas de vacina. Já a vacinação contra covid-19 passará a ser realizada somente no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leandro, 13, Vila Nova).


Em Bertioga, a multivacinação também ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESFs), das 9 às 16 horas. Já a vacinação contra a Covid-19 fica restrita ao Ginásio de Esportes Alberto Alves e à Vila do Bem Chácaras, das 9h às 16h, e à Vila do Bem Boraceia das 9h às 13h.


Peruíbe vacina nos mesmos postos fixos e volantes usados para a imunização da covid-19. Mongaguá vai vacinar nas nove unidades de saúde da família, mas não informou detalhes.


São Vicente, Praia Grande, Itanhaém não divulgaram informações.


Logo A Tribuna