Casos suspeitos de coronavírus estão perto de 500 na Baixada Santista

Cinco testes positivos foram divulgados pelas prefeituras de Santos e Peruíbe, mas aguardam contraprova

Por: Maurício Martins  -  24/03/20  -  09:52
Morte de homem na UPA da Zona Noroeste, em Santos, é investigada
Morte de homem na UPA da Zona Noroeste, em Santos, é investigada   Foto: Carlos Nogueira/AT

O número de casos suspeitos do novo coronavírus aguardando exames (a minoria dos infectados faz testes) subiu quase 20%, passando de 391 no domingo (22) para 469 nesta segunda-feira (23) na Baixada Santista.  Pelo menos 32 pessoas apresentam sintomas graves e permanecem internadas.


São 178 suspeitos em Santos, 101 em Guarujá, 100 em Praia Grande, 26 em Bertioga, 20 em São Vicente, 18 em Peruíbe, 12 em Itanhaém, dez em Cubatão e quatro em Mongaguá. 


Confirmados 


A Prefeitura de Santos confirmou nesta segunda quatro casos de pessoas com coronavírus na cidade. São três moradores de Santos (homens de 39, 50 e 80 anos de idade) e uma de mulher de 26 anos que mora em Alagoas.


Os resultados vieram de um laboratório particular da cidade. “Para que sejam reconhecidos oficialmente, é preciso que o Instituto Adolfo Lutz [IAL], laboratório estadual de referência para o diagnóstico da Covid-19, faça a contraprova”, diz a prefeitura, em nota. Peruíbe já havia confirmado um caso, que também aguarda contraprova. O paciente segue internado. 


Mortes suspeitas 


Santos investiga seis mortes suspeitas. Quatro de residentes do município e dois de outras cidades. Os casos envolvendo santistas são: um homem, de 62 anos (na UPA da Zona Noroeste), e duas mulheres, de 41 e 80 anos (em hospital filantrópico), na última quarta-feira (18); e um idoso, de 76 anos (em hospital filantrópico), no último domingo (22).


Os outros dois são de moradores de outras cidades: gestante, de 43 anos, que morreu no Hospital Guilherme Álvaro no domingo; e uma mulher, de 84 anos, em hospital particular, no último sábado (21). 


Em Itanhaém, um paciente também morreu sábado com suspeita de infecção pelo coronavírus. Foi um idoso, de 73 anos, que procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com sintomas da doença. O homem seria morador do município. 


Situação nacional 


No Brasil, até a noite desta segunda, eram 1.891 casos confirmados e 34 mortes, segundo o Ministério da Saúde. O Estado de São Paulo é o pior, com 745 confirmações e 30 mortes, todas na Capital. As outras quatro pessoas morreram no Rio de Janeiro. 


Logo A Tribuna