Bertioga registra maior volume de chuvas no estado nas últimas 24 horas

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, foram registrados 148mm de chuva, acima da média histórica do município

Por: De A Tribuna On-line  -  05/07/19  -  11:31
Atualizado em 05/07/19 - 11:50
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos   Foto: Rogério Soares

Bertioga registrou o maior volume de chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o Estado de São Paulo. Choveu, em um dia, mais do que a média prevista para todo o mês de julho.


Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). O orgão é responsável pelo monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais.


O pluviômetro (equipamento que mede a quantidade de chuva que cai), instalado no bairro Vista Linda, registrou 148mm de chuva. O volume é maior do que a média histórica da cidade, de 120mm, aponta o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). 


Outras cidades da Baixada Santista também registraram alto volume de precipitação. Em São Vicente foram 123mm, também acima da média histórica, de 112,5mm. Guarujá marcou mais de 100mm de chuva nas últimas 24 horas.


Segundo a Defesa Civil de Sanos, o acumulado pluviométrico das  últimas 72 h é de 133,7 mm. Os morros  estão em estado de atenção e não há registro de ocorrências até o momento. A maré atingiu 2,08 m as 4h21, os dados são do marégrafo da Ilha Barnabé.


Com relação às ondas ,estão com 2,25 m de altura na Ilha das Palmas. A CET informa que há pontos de alagamentos em algumas vias da cidade. Na entrada de Santos, até o momento, o acesso é transitável. Apenas a Rua Bóris Kauffmann está intransitável para qualquer tipo de veículo.


Clima


A temperatura segue em queda na região. Segundo informações do Instituto Climatempo, a máxima para Santos atinge os 20ºC, e a mínima, 15ºC nesta sexta-feira (5). O dia será chuvoso tanto de manhã quanto a noite. 


A partir do fim de semana, para de chover. O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens. A temperatura deve ficar entre 10ºC e 18ºC. A temperatura deve subir a partir de segunda-feira (8).


O mar segue agitado na Baixada Santista. De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) Unisanta, a previsão de maré alta está mantida para até a madrugada do próximo domingo (7), com aumentos superiores a 60 cm em relação à tábua de marés. Santos deve entrar em estado de alerta e há risco de alagamentos na cidade.


Nesta sexta, as ondas devem ultrapassar 2,5 m na Baía de Santos. Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, a cidade se encontra em estado de atenção, e pode entrar em estado de alerta com o nível do mar acima de 2 metros.


Logo A Tribuna