Banco de Sangue de Santos precisa de doadores

Por conta dos feriados prolongados deste mês, estoques em unidade no Bairro Boqueirão estão muito reduzidos

Por: Redação  -  20/04/22  -  06:58
Todos os tipos de sangue são necessários
Todos os tipos de sangue são necessários   Foto: Divulgação

O GSH Banco de Sangue de Santos, que atende hospitais públicos e privados da Baixada Santista, está precisando de novos doadores. Em época de feriados prolongados, os estoques sanguíneos costumam ficar reduzidos, pois muitos doares regulares acabam viajando. Nesta quinta (21), devido ao Dia de Tiradentes, a unidade estará fechada, mas terá funcionamento normal nesta quarta (20), na sexta-feira (22) e no sábado (23).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


“O ideal é doar antes de viajar. Aqueles que ficam na Cidade podem fazer a doação nos dias posteriores ao feriado. O procedimento é muito rápido, dura aproximadamente 40 minutos e ainda sobra tempo para programar diversas atividades ao longo do dia”, explica Mayara Santos, líder de captação do Banco de Sangue.


Tipos de sangue
Todos os tipos sanguíneos são necessários. Por isso, o apelo é para que os doadores compareçam ao Banco de Sangue para praticar esse gesto. Cada pessoa pode salvar até quatro vidas.


A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 7 às 15 horas. O endereço é Rua Doutor Armando Salles de Oliveira, 138, Boqueirão, em frente à Casa de Saúde.


O que é preciso
Para doar, é preciso apresentar documento de identificação original com foto; ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação); estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma; pesar no mínimo 50 quilos e ter dormido ao menos seis horas na última noite; e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.


Pessoas com diagnostico ou suspeita de covid-19 deverão aguardar dez dias após completa recuperação e sem o uso de medicamentos. Doadores de sangue com teste positivo para covid sem sintomas deverão aguardar por dez dias após a data da coleta do exame.


Se o interessado em doar sangue teve contato com paciente positivo ou com suspeita de covid-19 e/ou realizou isolamento voluntário ou por orientação médica, é necessário esperar dez dias após o último contato ou o término do isolamento. E, caso tenha tomado a vacina CoronaVac, deve-se aguardar 48 horas. Para quem foi vacinado com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, sete dias.


Logo A Tribuna