Baixada Santista terá o primeiro final de semana de lockdown; confira o que abre e fecha

Embora as cidades tenham decidido juntas a medida, a forma de várias restrições é definida em cada município

Por: Da Redação  -  27/03/21  -  00:19
As praias e parques permanecem fechados neste fim de semana
As praias e parques permanecem fechados neste fim de semana   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Neste sábado (28) tem início o primeiro fim de semana de lockdown na Baixada Santista. As praias e parques permanecem fechados e a principal mudança em relação aos últimos dias é um endurecimento maior no funcionamento de mercados, açougues e padarias. Por conta do megaferiado na Capital, a maioria das cidades também irá manter as barreiras sanitárias para evitar a vinda de turistas e o aumento na circulação de pessoas na região.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Durante sábado e domingo, mercados, padarias, mercearias e açougues terão que estar fechados para os clientes, atendendo apenas por delivery. Os hospitais, clínicas e prontos-socorros, assim como os postos de combustível podem funcionar. Por outro lado, os petshops só podem atender casos de emergência e hotéis e pensões, apenas clientes a trabalho.


>> Confira as regras durante o lockdown na Baixada Santista


Barreiras


Com o megaferiado na Capital, outra ação que será realizada hoje pela maioria das cidades são as barreiras sanitárias para impedir a vinda de turistas. Em Santos, por exemplo, o foco da fiscalização são vans e ônibus e turismo, além de veículos de passeio com placas de fora da cidade. Só é permitida a entrada de motoristas que prestam serviços essenciais no município e residentes, mediante comprovação de documentos.


Ônibus


As ações de lockdown na Baixada Santista foram decididas em conjunto pelos prefeitos por meio do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). Porém, o serviço de transporte coletivo foi definido em cada cidade e na maioria tem regras específicas para o fim de semana.


Em Santos, o transporte coletivo funcionará neste fim de semana exclusivamente para os profissionais de saúde. Para embarcar, será obrigatório comprovar a atividade, com crachá ou outro documento. Já em Bertioga, a circulação será normal, assim como em Mongaguá.


Em Cubatão, o transporte coletivo circulará das 5h às 9h e das 16h às 20h30. Na cidade de Peruíbe, a circulação de ônibus não será interrompida, mas terá redução de frota. São Vicente o serviço funcionará das 6h às 9h e das 17h às 20h, com horário reduzido.


Neste sábado, Itanhaém, os ônibus circulam das 6h às 10h e das 16h às 20h30, no domingo, não circulam. Em Praia Grande, ônibus municipais circulam exclusivamente para as atividades essenciais, com o limite de passageiros sentados durante o trajeto. Por fim, Guarujá mantem o funcionamento regular dos ônibus.


Logo A Tribuna