Baixada Santista terá mais 20 leitos para pacientes com covid-19

Estado detalha ampliação originalmente anunciada pelo governador Doria (PSDB)

Por: Rafael Motta  -  26/01/22  -  20:42
O Estado já mantém 28 leitos para covid-19 na Baixada
O Estado já mantém 28 leitos para covid-19 na Baixada   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

A Secretaria de Estado da Saúde abrirá mais dez leitos de enfermaria e dez em unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 na Baixada Santista.


A confirmação ocorreu na noite desta quarta-feira (26), horas após o governador João Doria (PSDB) anunciar, em entrevista coletiva, a criação de mais 700 leitos exclusivos para o atendimento de pessoas com coronavírus no Estado — 434 serão de enfermaria e 266 de UTI.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O Estado já mantém 28 leitos para covid-19 na Baixada — 19 no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (dos quais 13 de UTI e 12 destes ocupados) e nove no Hospital Regional de Itanhaém (dois UTI; todos os leitos estão em uso).


Os novos espaços funcionarão na rede estadual de saúde, mas o Estado se mostrou aberto para auxiliar os municípios a financiar a abertura imediata de vagas. A medida se deve à explosão de casos e internações provocadas pelo coronavírus, em especial pela variante Ômicron.


“Com o crescimento das internações, o Governo tomou a decisão de ativar esses leitos no decorrer dos próximos dez dias, até 6 de fevereiro. Neste momento, o foco está nos de enfermaria. Por conta dos elevados índices de vacinação em São Paulo, temos tido um agravamento menor da doença”, explicou Doria, no Palácio dos Bandeirantes.


O Governo Estadual estima que 24 municípios serão beneficiados. Desses, 11 ficam na região da Grande São Paulo. Os demais, no Interior e na Baixada.


“Temos também a possibilidade de realizar, junto aos municípios, um cofinanciamento desses leitos para sua funcionalidade imediata e oferta a nossa população”, disse o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna