Baixada Santista segue campanha de vacinação contra o sarampo nesta terça

Todas as cidades aderiram campanha, mas público-alvo varia de acordo com município

Por: ATribuna.com.br  -  05/04/22  -  08:04
Atualizado em 05/04/22 - 13:10
Com um ano e três meses, Mayumi Azifu recebeu a vacina do sarampo nesta segunda-feira (4), em Santos
Com um ano e três meses, Mayumi Azifu recebeu a vacina do sarampo nesta segunda-feira (4), em Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ao menos 129 pessoas se vacinaram contra o sarampo na Baixada Santista nesta segunda-feira (4), primeiro dia da campanha nacional de imunização contra a doença. Em todas as cidades, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, porém, o público-alvo varia de acordo com o município.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Santos, São Vicente e Mongaguá estão vacinando profissionais de saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Ontem, São Vicente vacinou 56 moradores. Apesar de Peruíbe também atender esse público-alvo e ainda imunizar adultos de até 59 anos, o Município vacinou apenas 12 pessoas no primeiro dia de campanha.


Por outro lado, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém e Praia Grande oferecem imunização somente para trabalhadores da saúde. Esta última vacinou 61 pessoas no primeiro dia de campanha.


O balanço total de vacinados não conta com as cidades de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá e Santos, que não divulgaram o número até o fechamento desta edição.


Onde se vacinar
Em Santos, todas as policlínicas aplicam a vacina das 8h às 16h, com exceção da unidade da Ponta da Praia. São Vicente oferece o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) das 9h às 15h30.


Praia Grande oferece a vacina das 9h às 16h nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) do Município. Enquanto isso, Guarujá imuniza o público-alvo das 9 às 15h, nos 20 postos de vacinação instalados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas).


A vacinação contra o sarampo em Mongaguá acontece nas nove USFs da Cidade, das 13h às 15h30. Em Bertioga, as doses são aplicadas das 9h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs).


Por sua vez, Peruíbe disponibiliza 12 postos de vacinação, sendo cinco fixos e sete volantes. Os fixos vacinam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30, enquanto os volantes têm programação variada. Já em Itanhaém, a imunização acontece apenas no Posto Volante do Turismo, das 9h às 16h.


Em Cubatão, a vacina é aplicada das 8h30 às 16h, nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina de segunda a sexta-feira. Porém, o Município também oferece imunização aos sábados, das 9h às 15h na UBS Vila Nova.


Logo A Tribuna