Baixada Santista se aproxima dos 80 mil casos de covid-19

Falta de dados prejudica o balanço e mantém números represados

Por: Da Redação  -  26/12/20  -  00:15
Seis municípios não apresentaram dados relacionados a covid-19 neste Natal
Seis municípios não apresentaram dados relacionados a covid-19 neste Natal   Foto: Matheus Tagé/AT

A Baixada Santista está, oficialmente, com 79.976 casos confirmados de coronavírus e 2.680 mortes. Os dados, porém, estão prejudicados pela falta de atualização das prefeituras na quinta-feira (24) e nesta sexta-feira (25), devido ao feriado de Natal. No dia 24, quatro cidades deixaram de informar os números da covid-19, enquanto ontem foram seis municípios. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Os números represados nesse período de festas tendem a impactar o balanço do começo da semana e fazer a região superar facilmente os 80 mil infectados - são 24 de diferença e, nas últimas 24 horas, apenas Santos registrou um aumento de 35 contaminados pela doença. 


Além de Santos, cidade com maior número de registros (29.392) e mortes (873), atualizaram o balanço Bertioga e Cubatão. A primeira não apresentou variação nos dados, entre quinta e sexta-feira. A segunda, no entanto, informou o aumento de quatro casos de covid-19 - agora são 9.005. 


Na comparação entre a véspera e o Natal, o número de casos suspeitos passou de 2.675 para 2.682, e o mortes suspeitas permaneceu em 128. Em relação aos recuperados, foram 38 entre os últimos dois dias. 


Falta de dados
Na quinta-feira deixaram de atualizar o balanço: Mongaguá, Itanhaém, Guarujá e São Vicente. Nesta sexta-feira, Peruíbe e Praia Grande e as quatro prefeituras já mencionadas não divulgaram os números. 


Movimento
Apesar das barreiras sanitárias adotadas pelos municípios da Baixada Santista e da tentativa de desestimular a vinda de turistas, o feriado de Natal bastante movimentado, com visitantes e moradores em calçadões e restaurantes. 


Na Praia de Pitangueiras, em Guarujá, a faixa de areia foi tomada por guarda-sóis. Segundo a prefeitura da cidade, houve orientação para que fossem evitadas aglomerações, com pelo menos 400 abordagens de fiscais na manhã desta sexta-feira (25). 


Em Santos, a circulação era maior nos calçadões, principalmente de esportistas praticando atividade física ou familiares caminhando pela orla da praia. 


Logo A Tribuna