Baixada Santista pode ter dia mais quente do ano nesta sexta-feira com termômetros marcando 40º C

Meteorologista Heloisa Pereira explica que fenômeno pré-frontal eleva o calor a temperaturas extremas

Por: Rosana Rife  -  01/10/20  -  16:38
Banhistas, pedestres e praticantes de esportes aproveitaram domingo de sol
Banhistas, pedestres e praticantes de esportes aproveitaram domingo de sol   Foto: Matheus Tagé/AT

A Baixada Santista enfrentará mais um dia de calor nesta sexta-feira (2). Em Santos, os termômetros devem registrar máxima entre 38° e 40 °, podendo ser o o dia mais quente de 2020, avisam os meteorologistas. Mas o calorão não vai durar muito tempo. Uma frente fria chega no sábado trazendo chuva e ventos fortes.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A onda de calor ocorre devido à uma combinação de fatores, explica a meteorologista da Ampere Consultoria, Heloisa Pereira. “Dentre eles, estão uma área de alta pressão em níveis médios da atmosfera que mantém o ar seco e os ventos vindos do quadrante norte que trazem o ar mais quente. Isso faz com que as temperaturas subam rapidamente”. 


Na sexta-feira, segundo ela, esses ventos ficam ainda mais intensos por causa da aproximação de uma frente fria, então os termômetros vão remeter a dias de verão. “É o fenômeno conhecido na meteorologia como pré-frontal. Esquenta muito, pode chover em forma de pancada entre o fim da tarde e a noite”.


Ventos forte


Já na noite de sexta-feira, o tempo começa a mudar, devido a uma frente fria que se aproxima da região. No sábado, as temperaturas devem cair despencar, com máxima na casa dos 22°. Também está previsto a ocorrência de rajadas de ventos de, pelo menos, 50 kmh, informa o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Nadal Villela.


“O final de semana será chuvoso e haverá queda de temperatura muito forte. Para quem estará com quase 40° de máxima na sexta, no sábado, a gente pode ter uma máxima de 22°. Vai cair praticamente 18° a máxima”.


Logo A Tribuna