Baixada Santista espera abrir quase 4 mil vagas em creches em 2022

Objetivo é diminuir a fila de espera gigante nas cidades da região

Por: Bruno Almeida  -  15/12/21  -  07:39
Atualizado em 15/12/21 - 17:22
Há hoje, pelo menos, 4 mil crianças em filas de espera na região
Há hoje, pelo menos, 4 mil crianças em filas de espera na região   Foto: Rogério Soares/AT

As cidades da Baixada Santista trabalham para abrir em 2022 pelo menos 3.775 vagas em creches, visando diminuir a fila de espera na região. De acordo com levantamento feito por A Tribuna a partir de consultas às prefeituras, há pelo menos 4 mil crianças aguardando uma vaga.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Cidade com o maior deficit na região - estimado em 2.700 vagas -, Guarujá assinou na última segunda-feira (13) a formalização dos novos termos de colaboração com entidades para ampliar o atendimento já a partir de janeiro. O município terá no ano que vem 956 novos postos em creches junto à rede municipal de ensino para ajudar a reduzir a lista de matrículas pendentes.


Do total de vagas, 630 surgirão a partir dos novos convênios com seis entidades e outras 326 serão criadas e distribuídas nas 27 creches com termos já vigentes com a Administração Municipal.


Esse reforço exigirá um investimento de R$ 6,3 milhões por parte da Prefeitura. Os termos de colaboração atenderão a demanda atual dos bairros Vila Zilda, Cachoeira, Perequê, Jardim Boa Esperança, Vila Alice e Vila Edna.


Definições em janeiro
Por sua vez, em Santos, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informa que as matrículas antecipadas para o ano que vem ocorreram no último mês de agosto, mas haverá uma nova janela para a Educação Infantil, em janeiro de 2022 - a data será publicada no Diário Oficial do Município nas próximas semanas.


Em terras santistas, o deficit de vagas no momento é de 78 crianças de Berçário I a Maternal II, com idades entre 4 meses e 3 anos. Para o ano que vem, segundo a Seduc, haverá 36 entidades conveniadas para atendimento da demanda de Educação Infantil.


Outras cidades
Em São Vicente, atualmente há 307 crianças na fila de espera. De acordo com a Prefeitura, a cidade tinha 4.226 vagas à disposição da população em janeiro de 2021. A previsão é ampliar esse total em 2022 com a entrega de quatro unidades ainda no primeiro semestre, o que deve resultar em um incremento de 920 vagas.


Já em Praia Grande, a Administração Municipal explica que, nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022, retomará as inscrições para as famílias em busca de uma vaga em creche. O município não informou quantas crianças se encontram na fila de espera, mas espera ter mais 900 vagas disponíveis nos próximos 12 meses a partir da ampliação e construção de unidades escolares.


Em Bertioga, há 608 crianças cadastradas na lista de espera das creches em 2022. Para este ano, a Prefeitura espera que as obras de ampliação de creches possam atender mais 329 crianças.


De acordo com a Prefeitura de Cubatão, as inscrições para novas vagas em creches terminaram semana passada e, agora, a gestão se organiza internamente quanto aos encaminhamentos e à efetivação das matrículas. Segundo a Administração Municipal, por este motivo, ainda não é possível informar se há fila de espera, mas já existe previsão de aumento do número de vagas.


Litoral Sul
Em Mongaguá, há 309 crianças na fila de espera e a Prefeitura esperar ofertar ao menos 100 novos postos. A rede municipal de ensino conta com nove creches e uma 10ª está em construção no Jardim Santa Eugênia. Por sua vez, Peruíbe prevê disponibilizar 1.500 vagas nas creches da cidade em 2022. Neste ano, foram 1.472 matriculados.


Por fim, em Itanhaém, a Prefeitura inscreve para as creches por meio da central de vagas e, atualmente, a Prefeitura diz não haver fila de espera. Hoje, são 2.018 alunos matriculados e há três creches conveniadas. A previsão é criar até 570 vagas no próximo ano.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna