Baixada Santista convoca moradores que não completaram esquema vacinal contra covid-19

Cidades possuem programação para aplicação de segunda dose e imunização de reforço

Por: Ágata Luz  -  01/12/21  -  11:42
Atualizado em 02/12/21 - 05:59
Municípios explicam que a campanha contra a covid-19 é ininterrupta.
Municípios explicam que a campanha contra a covid-19 é ininterrupta.   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Com objetivo de completar o esquema vacinal contra a covid-19 na população da Baixada Santista, as cidades aplicam a segunda e terceira dose de imunizantes no público faltoso. A intensificação vacinal foi proposta pelo Governo de São Paulo, que anunciou uma ação de reforço dos dias 1 a 10 de dezembro, no entanto, os municípios da região seguem a própria programação.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A Tribuna questionou as nove prefeituras da Baixada Santista sobre a ação. Apesar de algumas cidades afirmarem que não receberam diretrizes estaduais para a imunização, os municípios explicam que a campanha contra a covid-19 é ininterrupta.


Em Bertioga, a vacinação acontece das 9h às 16h, no Ginásio de Esportes Alberto Alves e Vila do Bem Chácaras e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), das 8h às 16h.

A Coronavac é administrada todos os dias no Ginásio e Vila do Bem Chácaras, mas de forma escalonada nos demais pontos: na UBS Central às segundas, ESF Boraceia às terças, UBS Indaiá às quartas, UBS Vicente de Carvalho às quintas e ESF Guaratuba às sextas.

De acordo com a Prefeitura, cerca de 160 idosos não receberam a segunda dose na cidade. Desta forma, o município realiza a busca ativa por meio de visita domiciliar e contato telefônico. Além de idosos, há cerca de oito mil pessoas de outros grupos que também não completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Já em relação à terceira dose, Bertioga possui cerca de 2.100 faltosos.


Cubatão afirmou que, independentemente de campanhas, mantém a vacinação contra covid-19 em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas. Além disso, aos sábados a cidade conta com a vacinação das 9h às 15h, no Centro Esportivo Pita (Rua Arlindo Leal, 13) e em postos itinerantes de acordo com o planejamento do Serviço de Vigilância Municipal.

No município, cerca de 10.800 pessoas ainda não receberam a segunda dose do imunizante contra a covid-19. Para reduzir o índice de faltosos, Cubatão descentraliza a imunização.


Segundo a Prefeitura de Guarujá, uma série de ações são realizadas para ampliar a cobertura vacinal no município. Atualmente, 69% da população da cidade está vacinada com a primeira e segunda dose e apenas 13% com a dose de reforço.

A cidade está organizando dez mutirões de vacinação em comunidades em situação de vulnerabilidade social. A ação acontece desde o dia 23 de novembro e deve ir até o Natal. Porém, a vacinação também está disponível em todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.


Itanhaém afirmou que aguarda as diretrizes técnicas do Estado para que seja definida as ações referentes à intensificação vacinal. No entanto, a imunização para a primeira, segunda e terceira dose acontece na Secretaria de Turismo (Rua Aécio Menucci, 281), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Os imunizantes disponibilizados são CoronaVac, Pfizer e AstraZeneca.


Em Mongaguá, a aplicação de segundas doses e doses de reforço acontecem nas nove Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30. Além disso, o Posto Avançado de Vacinação (Av. Marina, 67) realiza atendimento das 13h30 às 16h.

De acordo com o Vacinômetro, cerca de 10.200 pessoas ainda não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 na cidade.


Peruíbe afirmou que não recebeu vacinas para a ação divulgada pelo Estado, mesmo assim, oferece imunização para o público que ainda não completou o esquema vacinal de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, nas unidades de Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza. Além disso, especificamente em quartas-feiras, a imunização acontece também nas unidades Santa Isabel e Guaraú.

Na cidade, cerca de sete mil pessoas não receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19. Peruíbe afirmou que, dependendo do quantitativo de doses recebidas pelo Estado, estratégias poderão ser adotadas para intensificar a vacinação.


De acordo com Praia Grande, a cidade também não recebeu nenhum documento técnico do Estado a respeito da ação. Porém, de qualquer forma, o Polo Ginásio Rodrigão (Av. Presidente Kenney, 5563) oferece imunização de segunda a domingo, das 9h às 15h. O município possui todos os tipos de imunizantes disponíveis e inicia inclusive a aplicação de dose adicional para quem recebeu a vacina da Janssen.


A campanha de vacinação contra a covid-19 em Santos é ininterrupta. Desta forma, há postos de vacinação durante todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Segundo a Prefeitura, o objetivo é disponibilizar acesso ao imunizante, especialmente para segunda dose e dose de reforço - que são foco da ação do Governo de São Paulo.

Ainda de acordo com a Administração Municipal, a cidade avalia diariamente os índices de adesão da campanha e, quando necessário, realiza ações específicas em bairros mais afastados. Nesta quinta-feira (2), uma ação de vacinação com o imunizante Pfizer será desenvolvida no bairro Caruara para alcançar principalmente o público de adolescentes.

Atualmente, 14,5% dos moradores que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 não receberam a segunda. Desta forma, a cidade realiza busca ativa aos munícipes faltosos e promove a conscientização sobre a importância de completar o esquema vacinal em materiais oficiais de divulgação, redes sociais e entrevistas.

A vacinação acontece das 8h às 16h, nos seguintes locais: Clube Atlético Santa Cecília; Escola de Samba União Imperial; Policlínica Bom Retiro; Policlínica Caruara; Policlínica Castelo; Policlínica Conselheiro Nébias; Policlínica Jabaquara; Policlínica Martins Fontes; Policlínica Monte Cabrão; Policlínica Nova Cintra; Policlínica São Manoel; Policlínica Vila Mathias; Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia e Complexo Esportivo Rebouças.


Em São Vicente, todos os tipos de imunizantes contra a covid-19 são disponibilizados em horário estendido no posto móvel do Brisamar Shopping, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados das 10h às 18 horas.

Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e o posto móvel do Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Praça dos Ambientalistas, s/n, Jardim Rio Branco) também atendem de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30.

Atualmente, o município possui cerca de 36.800 pessoas que já poderiam ter completado o esquema de vacinação, mas não compareceram aos postos. Desta forma, a cidade realiza busca ativa destes munícipes pelo sistema de cadastramento. Os profissionais de saúde das unidades fazem contato com os faltosos ou realizam visitas nas casas.


Logo A Tribuna