Baixada Santista amplia lançamentos e vendas de imóveis de 2 quartos

Prévia da pesquisa do Secovi em Santos, Praia Grande, São Vicente e Guarujá aponta recuperação ainda lenta

Por: Eduardo Brandão & Da Redação &  -  25/07/19  -  15:49
Atingido pela recessão em 2014, setor imobiliário está longe do auge no início da década
Atingido pela recessão em 2014, setor imobiliário está longe do auge no início da década   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Imóveis de dois dormitórios se mantiveram como destaque em vendas e lançamentos nos últimos 12 meses, até junho, nas cidades centrais da Baixada Santista. É o que revela a prévia da Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi), obtida com exclusividade por A Tribuna


Considerando as moradias de dois quartos, 2,7 mil unidades do tipo foram lançadas e 2,1 mil comercializadas no acumulado de 12 meses em Praia Grande, Santos, Guarujá e São Vicente. Os números concentram tanto imóveis econômicos quanto os de alto-padrão. 


“Imóveis de dois dormitórios vêm dominando o mercado regional há algum tempo. Isso por conta das características das famílias, que têm reduzido (de tamanho) bastante nos últimos anos”, comenta o diretor do Secovi em Santos, Carlos Meschini.


O atual resultado é superior ao aferido no idêntico período do ano anterior. Conforme a entidade, entre julho de 2017 a junho de 2018, foram 1.256 unidades vendidas e 1.602 imóveis ofertados, também de moradias de dois quartos.


Para Meschini, a melhora representa “uma pequena recuperação” no setor, que foi impactado pela recessão financeira nacional, a partir de 2014.


“É um número positivo, que ajuda a animar para o segundo semestre. O cenário econômico impactou diretamente no ritmo da cadeia da construção civil”, continua o representante regional da entidade. 


Os números atuais, contudo, estão aquém do mercado imobiliário regional no começo da década, período anterior à retração econômica. Em 2011, por exemplo, 8.667 unidades com dois dormitórios foram lançadas nas quatro cidades da região. 


No ano seguinte, a tipologia concentrou 6.362 novas unidades na Baixada Santista. Ainda conforme o atual estudo, Praia Grande e Santos lideram em números de lançamentos e de unidades comercializadas. 


Os demais dados da pesquisa (como lançamentos, vendas, valor global de vendas e expectativas para os próximos meses) serão apresentados no Encontro do Mercado Imobiliário, que o Secovi realiza no dia 5, em Santos. 


Logo A Tribuna