Auxílio Emergencial: Agências da Caixa abrem sábado para saque sem cartão; confira os locais

Na Baixada Santista, 10 unidades estarão de portas abertas para atender a população

Por: Rosana Rife  -  01/05/20  -  14:33
  Foto: Alexsander Ferraz/AT

A Caixa Econômica Federal abrirá as portas de 800 agências no país neste sábado (2) e, desta vez, prestará atendimento exclusivo de informações e saque sem cartão do Auxílio Emergencial. O horário especial será das 8h às 14h. Na Baixada Santista, serão dez unidades (veja locais abaixo).


Vale lembrar que também foi antecipado o saque em espécie para os nascidos em setembro e outubro. Esses beneficiários que receberam o crédito do auxílio na poupança social digital poderão colocar a mão no dinheiro também no sábado. Inicialmente, a liberação estava prevista para segunda-feira (4). Para isso, basta se dirigir ao autoatendimento do banco, lotéricas ou em uma unidade do Caixa Aqui. 


Filas


Mas muitos beneficiários têm encontrado dificuldades para receber o auxílio, pago pelo Governo para atender trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados durante a pandemia do novo coronavírus. Fila e aglomeração na porta das unidades é uma cena que se repete a cada dia.


O Ministério Público Federal (MPF), inclusive, já pediu para a Caixa adotar providências, evitando aglomerações e risco de contágio na espera para ingressar na unidade.


A dona de casa, Jaqueline Getulina de Castro, 34 anos,  chegou às 5 horas de desta quinta-feira (30), na agência do Centro de São Vicente, com o bebê Gabriel de 3 meses no colo, em busca do auxílio. Ela conta que deixou o banco às 9h. Isso porque estava na fila de atendimento preferencial.“Tenho mais duas filhas de 8 e 2 anos. Não tinha mais nada em casa. Precisava do dinheiro para comprar comida. Na segunda-feira, tentei sacar no Rio Branco, mas não consegui”.


Resposta


A Caixa informou, em nota, que utiliza “todos os esforços” para se adequar às recomendações feitas pelo MPF. E, segundo o banco, o escalonamento do saque ocorreu para evitar “a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações”.


O banco diz ainda que, muitas pessoas que não estariam enquadradas não fazem parte do público alvo do atendimento presencial nesse momento. De acordo com levantamento da estatal, apenas uma pessoa a cada cinco que estiveram em agências, na última segunda-feira (27), tinha direito ao saque na data.


A Caixa reforça ainda que só deve ir a uma unidade quem precisa realizar serviços essenciais ou os beneficiários que receberam o auxílio na poupança social digital e necessitem fazer o saque em espécie, conforme o calendário.


Confira as unidades abertas sábado


Cubatão


Centro (Av. Nove abril 2081)


Guarujá
Centro  (Av. Leomil, 645)
 Vicente de Carvalho (Av. Santos Dumont, 396)
Itanhaém


Centro  (Rua Condessa de Vimieiros 183)


Peruíbe
 Centro (Av. Padre Anchieta, 1054)


Praia Grande
Boqueirão  Av Presidente Costa e Silva, 748)
Cidade Ocian (Av. Presidente Kennedy, 7074)


Santos 
Centro (Av. São Francisco n 164)


São Vicente
Centro  (Rua Jacob Emmerick, 215
Vila São Jorge (Av. Antonio Emmerick, 1.288)


Logo A Tribuna