Atlântico Hotel: Confira detalhes do estabelecimento que 'sediou' edição do Bom Dia São Paulo

Telejornal foi transmitido do estabelecimento em frente à Praia do Gonzaga

Por: Thiago D'Almeida  -  19/03/22  -  07:24
Edição do Bom Dia São Paulo foi transmitida do estabelecimento nesta sexta-feira (18)
Edição do Bom Dia São Paulo foi transmitida do estabelecimento nesta sexta-feira (18)   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Localizado em um dos principais centros comerciais do Município, o Atlântico Hotel foi o cenário escolhido para a edição de sexta-feira (18) do Bom Dia São Paulo. O local, que é um dos pontos de referência da Cidade, foi tombado como bem cultural de interesse histórico e arquitetônico pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa), em 2009.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Neste ano de comemoração dos 30 anos da TV Tribuna, que teve a marca homenageada tanto pela transmissão do jornal quanto em uma edição especial do Globo Repórter, também transmitida ontem, o Atlântico também tem seus motivos para celebrar. Neste mês de março, o estabelecimento completa um século de seu funcionamento.


O proprietário do hotel, José Lopes Rodrigues, também conhecido como Pepe, destaca a importância da transmissão, realizada diretamente do edifício, que fica de frente para a Praia do Gonzaga. “É um evento muito grande. Agradecemos (pela escolha) e demos apoio em tudo que as equipes precisaram. É um jornal muito importante”.


Visibilidade
Ele acrescenta que, para o estabelecimento, ser a sede temporária de um dos principais programas noticiosos do Estado pode atrair clientes. “Aparecer no jornal da manhã é uma propaganda sem preço. Sem dúvida, as pessoas vão conhecer ainda mais o hotel”.


A chegada dessa nova clientela também faz parte do processo de recuperação do estabelecimento, que, segundo Rodrigues, foi muito afetado durante as restrições adotadas por causa da pandemia de covid-19.


“Sofremos por um ano, mas estamos nos recuperando, assim como toda a Cidade”, comenta.


História
Nas palavras do proprietário do Atlântico, a trajetória centenária do estabelecimento faz parte da “grande história de Santos”. O local começou a ser construído em 1908, mas foi inaugurado em 1922.


A arquitetura também chama a atenção. O edifício tem estilo neoclássico (que destaca um retorno às formas da cultura greco-romana na Antiguidade). “É um dos patrimônios mais conhecidos de Santos. Está no melhor ponto da Cidade. As pessoas o procuram para conhecer assim que chegam aqui”, ressalta José Lopes Rodrigues.


Enquanto os jogos de azar foram permitidos no Brasil, o Atlântico esteve entre os principais cassinos da região. A proibição foi decretada em 1946 e, com isso, as atividades no local prosseguiram apenas no ramo hoteleiro.


O estabelecimento já abrigou personalidades famosas e fez parte de um marco relacionado ao desenvolvimento de Santos. “A primeira bomba de gasolina da Cidade ficava na porta do hotel. Então, ele tem muita história”.


Logo A Tribuna