Após 'friaca' dos últimos dias, semana no litoral de SP será de Sol e vitamina D

O frio dará lugar a temperaturas mais altas nos próximos cincos dias

Por: Júnior Batista  -  23/05/22  -  09:31
Atualizado em 23/05/22 - 09:46
Semana deve reservar dias mais menos frios, com a cara da estação
Semana deve reservar dias mais menos frios, com a cara da estação   Foto: Matheus Tagé/AT

Após a ‘friaca’ que atingiu a Baixada Santista na última semana, os caiçaras poderão, novamente, colocar os casacos de lado – ao menos até o fim de semana, quando deve chegar outra frente fria. A semana, apesar das baixas temperaturas à noite, deve reservar dias mais menos frios, com a cara da estação.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Ao longo da semana, as temperaturas podem bater a casa dos 28°C, com mínimas de 14°C. Sem sinal de chuva. “Há uma ligeira melhora em relação à semana passada, mas essa segunda metade do outono já fica mais com cara do inverno. As temperaturas se elevam durante o dia, mas também caem com a mesma facilidade à noite”, afirma o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves.


Vitamina D
Na praia do Boqueirão, em Santos, o domingo de tempo aberto e temperaturas na casa dos 21°C, ontem, já animou o santista, que resolveu colocar a cara no sol.


O médico Leonardo Rocha, de 40 anos, levou o filho João, de 8, e a amiguinha do filho, Nina, de 6, para aproveitar um pouco a céu aberto. “Depois dessa semana que tivemos que tirar o casaco do armário hoje deu para aproveitar um pouco”, contou ele, que chegou à praia no fim de tarde.


O paulistano Leonardo Zin, de 38 anos, fez o mesmo. O bancário mora na Capital, mas passa os fins de semana em Santos. Ele e a filha Isadora, de 4 anos, aproveitaram o dia. “Andamos de bicicleta, passeamos. Passamos o dia fora”, disse.


Leonardo Zin e Isadora curtiram a praia neste fim de semana.
Leonardo Zin e Isadora curtiram a praia neste fim de semana.   Foto: Matheus Tagé/AT

Com o sol dando as caras, a família de Marco Antônio Lupião, 42, fez o mesmo. Ele, a esposa, Tatiana Lupião, 42, e o filho Bento, 6, arriscaram até molhar os pés na água. “A ideia era dar um mergulho, mas para isso ainda está muito frio”, disse a advogada, que mora na Capital.


Bento, Tatiana e Marco Lupião: família arriscou colocar o pé no mar
Bento, Tatiana e Marco Lupião: família arriscou colocar o pé no mar   Foto: Matheus Tagé/AT

Inverno mais frio
E se os dias de massa polar já assustaram, é melhor se acostumar. Segundo Heráclio Alves, a próxima estação sofrerá influência do fenômeno La Niña, que deixa as temperaturas mais baixas que o normal.


“Os invernos com essa influência costumam ser mais rigorosos no Sudeste. É um frio mais seco e haverá pouca incidência de chuva, porque as frentes frias encontram baixas umidades, então são volumes inexpressivos. No entanto, será preciso se proteger mais”.


Confira a previsão média das cidades da Baixada Santista:


Segunda-feira (23)

máxima: 24°C

mínima: 15°C


Terça-feira (24)

máxima: 26°C

mínima: 15°C


Quarta-feira (25)

máxima: 26°C

mínima: 16°C


Quinta-feira (26)

máxima: 27°C

mínima: 16°C


Sexta-feira (27)

máxima: 28°C

mínima: 17°C


Logo A Tribuna