Alerta! Nome do INSS é usado em novo golpe; saiba como evitar dores de cabeça
Criminosos utilizam a prova de vida para conseguir dados pessoais dos beneficiários e solicitar empréstimos
Os golpistas se passam por servidores e, por meio de e-mail, mensagem de celular ou ligações, pedem dados pessoais dos segurados, como foto de documento.
Segundo o INSS, a obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até 31 de dezembro deste ano. Até lá, nenhum benefício será cortado, garante o órgão.
“O INSS está trabalhando na implementação dos sistemas que vão fazer o cruzamento de dados para que a prova de vida ocorra automaticamente”, afirma o órgão, em nota à imprensa.
O sistema usará a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de outros órgãos federais. Mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que quiser pode fazer sua prova de vida pelos canais tradicionais (em agência bancária ou pelo aplicativo Meu INSS).
Assim, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação. Se a abordagem for por mensagem de texto, bloqueie o número de telefone. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida nem manda links por mensagem para a realização de biometria facial.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um boletim de ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Orientações e cuidados
O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
A biometria facial deve ser feita exclusivamente pelo aplicativo
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, esse chamado fica registrado no Meu INSS e também pode ser verificado pelo telefone 135.
A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, tanto para agendar um serviço quanto para entregar algum documento: aplicativo e site Meu INSS ou agência da Previdência Social (mediante agendamento).
Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Fonte: INSS