Alerta laranja: Baixada Santista deve ter chuvas intensas e queda de granizo

Classificação do Inmet indica volume de até 100 milímetros de chuvas, ventos intensos, bem como risco de quedas de árvores e barreiras nas encostas

Por: Por ATribuna.com.br  -  20/08/20  -  20:56
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos
Tempo mais seco virá com o início do inverno, segundo especialista; próximos dias serão de nebulosos   Foto: Rogério Soares

A Baixada Santista está na região incluída com alto risco de tempestade, ventos intensos e queda de granizo para esta quinta-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na  madrugada, alerta laranja de chuva intensa para a faixa do litoral paulista e Grande São Paulo.  


O comunicado é acionado quando a previsão do tempo indica volume de precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no dia – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. O comunicado cita ainda possibilidade de ventos com intensidade entre 60 e 100 KM/h e queda de granizo.  


Antes deste comunicado, o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) informou que a passagem de uma frente fria, em conjunto com o sistema de alta pressão pós-frontal, provocará ventos com intensidade de 75 km/h (40 nós) na faixa do litorânea paulista até a manhã desta sexta-feira (21). O alerta da Marinha do Brasil indica que a condição meteorológica deve gerar agitação marítima com ondas, em alto-mar, de 3,5 metros. 


A coloração laranja – a segunda mais elevada para chuvas intensas – indica alto risco de incidentes devido ao volume de precipitações, conforme parâmetros de classificação da Defesa Civil Estadual. E é acionado quando a situação meteorológica tem potencial de tornar-se perigosa. O comunicado segue ativo por um prazo de 16 horas, datada da zero hora desta quinta-feira.  


O órgão cita ainda eventual risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. 


O volume de chuva esperado para as próximas horas na região supera a marca registrado neste mês. Segundo de Defesa Civil de Santos, o acumulado de agosto é de 58,4 mm (conforme boletim do órgão, emitido no começo da manhã desta quinta-feira, 20).  


Nas últimas 72 horas, choveu 21,6mm. Por essa razão, os morros santistas continuam com estado de observação. Tal nomenclatura é acionada quando o volume de precipitação está abaixo de 80 mm. 


Previsão do tempo 


De acordo com o Instituto Climatempo, o céu permanecerá carregado e com altas probabilidade de chuvas nas cidades da Baixada Santista nesta quinta-feira. As temperaturas devem oscilar entre 16º e 21º. O cenário de precipitação e temperaturas baixas deve se manter até domingo (23). 


Logo A Tribuna