Academia em condomínios: espaço está entre os itens que mais influenciam os compradores

Novos condomínios incorporaram serviços adicionais para atrair ainda mais as famílias

Por: Carlos da Hora  -  23/07/22  -  09:58
Na academia, socialização com vizinhos e aulas em grupo ou com personal trainer
Na academia, socialização com vizinhos e aulas em grupo ou com personal trainer   Foto: Patricia Lafuente/Arquivo Pessoal

Novos condomínios na Baixada Santista incorporaram serviços adicionais para atrair ainda mais os compradores. Entre esses incrementos, a academia é um dos favoritos e mais procurados pelos interessados em adquirir um imóvel.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Um espaço para se exercitar no condomínio já não era novidade bem antes da pandemia, mas seu apelo se intensificou quando as famílias passaram a ficar mais tempo em casa e o uso das academias não estava mais vetado pelas regras restritivas adotadas para conter o avanço da covid-19.


Síndica de um condomínio no Marapé, em Santos, Patrícia Lafuente diz que a academia foi um fator decisivo para que ela se mudasse. “Os dois motivos que fizeram eu trocar de prédio foram: piscina e academia”.


Hoje, Patrícia é responsável direta pela administração de todo o condomínio, incluindo a academia. A síndica conta que permanece em contato direto com moradores especialistas em atividades físicas para auxiliá-la na compra de novos aparelhos ou realizar suas manutenções. O planejamento é feito no início do ano, para que todos fiquem cientes do que será investido no espaço. “Trabalho assim há muito tempo e tem gerado um resultado positivo”.


Ainda assim, ela ressalta a importância da participação dos inquilinos e dos donos dos apartamentos, que sempre procuram dar sugestões para que a academia fique ainda melhor.


Custos
Segundo a síndica, a manutenção da academia é feita pelos funcionários do condomínio, o que minimiza bastante o custo. Além disso, quando é preciso realizar algum tipo de intervenção técnica, o fornecedor é acionado. “Academia, hoje, é um dos três itens que definem a compra de um apartamento em um empreendimento grande. É o item de lazer mais acessado aqui”.


Ela revela que grande parte das famílias que vivem no local acessa esta parte da construção, mesmo que de forma esporádica.


Alguns condomínios autorizam o uso da academia para aulas em grupo ou personal trainer. Para Patrícia, isso permite utilizar o espaço de forma mais ampla, além de gerar a socialização entre os vizinhos.


Empreendimento
O atrativo das academias atraiu a atenção das incorporadoras. É o caso da Âncora Construtora, que projetou o espaço em todos os seus últimos seis empreendimentos. Segundo a empresa, o próximo lançamento, o Panorama Santos, na Avenida Washington Luís (Canal 3), terá uma academia com aparelhos de ponta.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna