Professores de Cubatão entram em greve nesta terça-feira

Paralisação ocorre por causa do reajuste salarial oferecido pela Prefeitura — 12% abaixo do desejado pela categoria

Por: Rafael Motta e equipe  -  19/04/22  -  08:49
Atualizado em 19/04/22 - 14:13
Manifestação sairá do Paço Municipal em direção à Avenida 9 de Abril
Manifestação sairá do Paço Municipal em direção à Avenida 9 de Abril   Foto: Arquivo/Prefeitura de Cubatão

A se confirmar a expectativa do comando de greve instituído pelo Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão, todos os professores estarão de braços cruzados nesta terça (19).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a entidade, é uma greve de 24 horas em protesto por causa do reajuste salarial oferecido pela Prefeitura — de 10,06%, ante os 22,03% desejados — e o não atendimento de questões como os alegados sucateamento de escolas, superlotação de salas de aula e falta de profissionais de apoio para a educação inclusiva.


A paralisação será marcada com manifestações diante do Paço Municipal, a partir das 9 horas, e uma passeata que partirá, às 17h30, em direção à Avenida Nove de Abril.


Em nota enviada à coluna, a Secretaria Municipal de Gestão afirma que a oferta de 10,06% de correção é a “possível de ser honrada”, devido ao “impacto sobre a previdência” e à “queda da arrecadação dos últimos anos”. “As categorias que estão na faixa salarial mais baixa contarão com reajuste de 12% a 15%”, informa.


Também na nota, a Secretaria de Educação de Cubatão nega que haja classes superlotadas: o limite legal é de 40, mas a sala mais cheia na Cidade tem 31.


Admite, porém, a defasagem de “apenas” 14 profissionais de apoio na rede, “que já estão em fase de contratação”. E a pasta não falou nas condições estruturais das escolas da Cidade.


Logo A Tribuna