Poeira misteriosa encobre carros em Cubatão e autoridades ambientais investigam origem

Munícipes relataram substância de cor branca em bairros próximos da área industrial nesta sexta-feira

Por: Cássio Lyra  -  30/04/21  -  17:44
 Um dos registros da poeira branca foi feito no bairro Fabril, na manhã desta sexta-feira (3)
Um dos registros da poeira branca foi feito no bairro Fabril, na manhã desta sexta-feira (3)   Foto: Reprodução/Zero13 MIL GRAU

Uma substância que se assemelha a uma poeira branca encobriu carros e algumas casas de Cubatão na manhã desta sexta-feira (30). A poeira intrigou moradores, que acionaram as autoridades ambientais e de segurança para checar o ocorrido.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


ATribuna.com.br apurou o registrou da poeira branca em bairros próximos da área industrial do município. Há uma suspeita que a substância tinha vindo do local.


Um dos registros, no Fabril, mostra a poeira branca encobrindo um veículo que estava estacionado em uma das ruas do bairro.


Munícipes acionaram através de telefones de emergência a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para apuração do caso e explicação do que seria a substância e se havia algum risco. O mesmo foi feito com o acionamento da Defesa Civil do município.


 Substância encobriu carros na manhã desta sexta-feira (30)
Substância encobriu carros na manhã desta sexta-feira (30)   Foto: Reprodução/Zero13 MIL GRAU

ATribuna.com.br procurou a Cetesb para prestar esclarecimentos e a Companhia informou que técnicos estão em Cubatão acompanhando as ações da equipe da Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobrás, para conter a emissão de catalisador pela chaminé da unidade de craqueamento. A emissão ocasionou uma nuvem de pó branco na região do Polo Industrial.

As ações ocorrem na unidade principal da refinaria, onde é feito o processo de refinação, que altera a composição do petróleo. A unidade de craqueamento estava paralisada há 60 dias para manutenção e, nesta quinta-feira (29), no preparo da operação de partida, ocorreu a emissão de catalisador (pó branco) na chaminé.

Após o atendimento à ocorrência e a produção de relatório técnico, a Cetesb irá avaliar as ações legais cabíveis.

Em nota, a Coordenadora Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informou que equipes vistoriaram o bairro da Vila Fabril, de onde partiu a informação inicial sobre a poeira branca. A Comdec acionou, rapidamente, a Cetesb, que possui a prerrogativa de verificar de onde teria surgido o problema.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) tomou conhecimento do ocorrido e oficiou a Companhia, solicitando maiores esclarecimentos. A Secretaria também informou sobre o caso para o Ministério Público e o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema).


Logo A Tribuna