Furtos e depredações a espaços públicos de Cubatão 'esvazia' os cofres públicos

De junho para cá, o prejuízo foi grande e duas pessoas foram detidas por invasões

Por: ATribuna.com  -  08/07/22  -  15:49
Homem foi detido quando tentava invadir  a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)
Homem foi detido quando tentava invadir a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)   Foto: Divulgação Seseg

A ação de vândalos em espaços públicos de Cubatão já causou prejuízo de R$ 10 mil aos cofres municipais. Nos últimos dias, foram registradas várias ações de depredações e furtos. Duas pessoas foram detidas quando tentavam invadir a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social na quarta-feira (6).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O mais recente ato de vandalismo, aconteceu na madrugada desta sexta-feira (08) na Escola Lorena, onde tentaram furtar um ar-condicionado. Na última terça-feira (05), a Secretaria de Assistência Social (Semas), também sofreu uma tentativa de arrombamento de uma porta de ferro sem sucesso, toda a fiação do prédio foi furtada, deixando a Semas sem linha telefônica e energia elétrica.


Na madrugada de segunda (4), o atrevimento dos bandidos trouxe danos ao Paço Municipal. Eles acessaram o prédio por uma janela emperrada e furtaram computadores e eletrodomésticos. A Polícia Militar foi acionada, abordando dois suspeitos que foram liberados por não portarem objeto algum. A Prefeitura registrou boletim de ocorrência sobre todas as ações.


Ainda segundo a Secretaria de Segurança Pública, do mês passado pra cá foram contabilizadas outras atividades criminosas e três pessoas foram presas em flagrante nos seguintes locais: na UME Estado de Pernambuco, no Jardim Casqueiro, tentando retirar alumínio das janelas e um ar-condicionado; no Cemitério Municipal, vandalizando campas; e no prédio do Centro de Processamento de Dados (CPD) um homem chegou a retirar todo cabeamento de energia, trazendo transtornos ao sistema de informática da Prefeitura.


Já na Rodoviária Municipal os vândalos danificaram a porta de uma das lojas e do quadro de energia, e destruíram lixeiras. Neste caso, conseguiram fugir.


O secretário municipal de Segurança Pública, Pedro de Sá, reforça que vandalismo é crime e, havendo flagrante, há detenção. Destaca que o estrago não é apenas monetário com o dano do patrimônio ou furto de equipamentos: “A interrupção dos serviços públicos é o maior prejuízo que temos para com a população. Por isso é importante que as pessoas denunciem os atos de vandalismo pelo telefone 190”. Sá garante que não há perda de dados, mesmo com o furto de computadores, pois as informações estão salvas de maneira digital.


Câmeras de monitoramento


Diante dos casos de vandalismo e furtos, da Seseg já solicitou ao gabinete a implantação emergencial de câmeras de monitoramento em determinados próprios públicos e o aumento do efetivo de vigilantes. “Temos outras ações a curto e médio prazo.

Os 60 guardas municipais finalizam o treinamento em agosto, quando estarão aptos para atuarem armados nas ruas. Além disso, a Central de monitoramento digital começa a ser reformada esta semana para receber o novo sistema composto por 400 câmeras espalhadas por toda cidade. A licitação para aquisição dos equipamentos já está em processo adiantado”, informou.


Logo A Tribuna