Cubatão promove palestra sobre combate aos maus-tratos aos animais

O evento contou com a participação do delegado Bruno Lima, que vem se destacando na causa

Por: ATribuna.com.br  -  26/06/22  -  16:54
O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Cubatão
O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Cubatão   Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

A Secretaria de Saúde Municipal (SMS) de Cubatão realizou na sexta-feira (24), no auditório da Câmara Municipal, a palestra ‘Maus-tratos aos animais: saiba o que fazer’. O evento foi ministrado pelo delegado Bruno Lima, que tem como principais causas de sua atuação a defesa animal e segurança pública.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O evento contou com a presença de militantes e simpatizantes da causa animal, protetores, agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, servidores da Secretaria Municipal de Segurança Pública, médicos veterinários, advogados e estudantes.


Em cinco anos de carreira, Bruno Lima vem se destacando no combate aos maus-tratos e tráfico de animais silvestres. Ele apresentou o Projeto de Lei 345, aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, que visa incluir conteúdos de Direito dos Animais e Proteção Animal nos programas curriculares das escolas públicas estaduais.


“Foi um encontro importante. Temos muito a avançar aqui, apresentando os projetos de lei, investindo na causa animal, atuando nos resgates pela Cidade. A partir disso vamos avançar nas políticas públicas sobre o tema”, comentou Lima.


Registros


Segundo a Prefeitura de Cubatão, de 1º janeiro até abril deste ano, dos 26 pedidos registrados no Serviço de Zoonoses, 17 foram relacionados a maus tratos dentro de imóveis, oito solicitações de animais soltos na rua e um referente ao abandono de animais.


“É necessário um olhar mais crítico em relação aos maus-tratos e abandonos de animais. Mas também é importante incentivar as adoções, com a pandemia os casos aumentaram bastante”, comentou Genival Honório, agente de endemias da Zoonoses Municipal


O diretor de Vigilância à Saúde, Anderson de Lana, salientou a participação do munícipe na causa, não só na forma de cuidados aos animais, mas para denunciar os infratores no dia a dia, em um trabalho conjunto com as autoridades. Ele também anunciou que uma nova palestra deve ser realizada em setembro, quando haverá o lançamento de uma cartilha de conscientização à população em geral sobre o tema.


Logo A Tribuna