Caminhos do Mar ganha 'marco inicial' em Cubatão para apaixonados pela Mata Atlântica

Agora é possível começar o tour pela cidade da região, em vez de apenas São Bernardo

Por: Sandro Thadeu  -  13/09/21  -  07:44
 Caminhos do Mar ganha 'marco inicial' em Cubatão
Caminhos do Mar ganha 'marco inicial' em Cubatão   Foto: Matheus Tagé/AT

Os apaixonados pela Mata Atlântica, por uma bela vista do alto da Serra do Mar e pela História do Brasil ganharam, desde o último sábado, uma excelente opção de passeio a partir de Cubatão. O roteiro de oito quilômetros do Parque Caminhos do Mar, a antiga Estrada Velha de Santos, que corta o Parque Estadual da Serra do Mar, pode ser iniciado pela Baixada Santista.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O novo acesso deverá fomentar mais visitas de moradores da região ao equipamento turístico, já que as pessoas não irão precisar mais se deslocar até São Bernardo do Campo para iniciar o passeio. O eletricista Jairo Meireles aproveitou o sábado de folga e saiu de Guarujá para fazer o trajeto ao lado da esposa Camila e do filho Felipe, de 2 anos.


“Foi excelente a decisão de iniciar essa caminhada na região. Além da beleza da natureza, gostamos muito de conhecer melhor essa parte histórica. Os guias em cada um dos pontos foram muito atenciosos”.


Conforme o gestor do Parque Caminhos do Mar, Carlos Telecki, havia uma expectativa muito grande para permitir o acesso do público a partir de Cubatão, o que beneficiará os moradores da Cidade e das demais localidades da região. “Entendemos que esse é um importante equipamento de lazer que precisava ser colocado à disposição da população daqui, sem necessidade de se deslocar até o Planalto”.


Desde junho deste ano, a Parquetur é a empresa responsável por promover as ações de cunho turístico, assim como pela manutenção e restauro dos monumentos históricos existentes.


Aniversário na estrada
O gerente de produtos Marcos Vinícius de Freitas Teodoro completou 35 anos no último sábado e quis comemorar a data ao lado dos amigos, percorrendo a Estrada Velha a pé. “Eu queria conhecer o parque há muito tempo, mas ele estava fechado por causa da pandemia de covid-19. Procurei reunir os amigos para ter um dia diferente”, destacou ele, que confessa ser apaixonado pela História do País.


Morador de Santo André, o analista de sistemas Gabriel Raja Machado, de 35 anos, fez questão de celebrar a vida ao lado do amigo aniversariante. Ele destacou à Reportagem a beleza da Mata Atlântica e a bela vista do alto da Serra do Mar como os principais atrativos do local.


Roteiros
Ao longo do trajeto, os visitantes podem fazer dois roteiros diferentes. Um deles é o da própria Estrada Velha, a primeira estrada de rodagem brasileira revestida com concreto, em 1926.


Alguns dos imóveis existentes ao longo do caminho, como o Pouso de Paranapiacaba e Rancho da Maioridade, eram utilizados como espaço de descanso dos turistas e dos carros. Todos têm o estilo neocolonial, que lembram Portugal, pois foram inaugurados em 1922 para marcar a celebração dos 100 anos da Independência do Brasil.


O segundo roteiro à disposição é a Calçada do Lorena. Concluída em 1792, ela era uma via de transporte de mercadorias e foi o primeiro caminho pavimentado com pedras na região da Serra do Mar, ligando São Paulo ao Litoral.


Em setembro de 1822, o então príncipe regente do Brasil, dom Pedro I, atravessou a Estrada Velha de Santos a cavalo, em direção a São Paulo, onde proclamou a Independência do Brasil, no dia 7 daquele mês.


Logo A Tribuna