Festival Visões Periféricas chega à sua 14ª edição de forma gratuita e online

Ao todo, o evento contará com exibição de 50 filmes exibidos em seis sessões

Por: Por ATribuna.com.br  -  22/03/21  -  19:37
'Mulheres de Fé', produzido pelo Instituto Querô, está entre os filmes selecionados para o Festival
'Mulheres de Fé', produzido pelo Instituto Querô, está entre os filmes selecionados para o Festival   Foto: Divulgação/Visões Periféricas

OFestival Visões Periféricas exibirá 50 filmes, entre longas, médias e curta-metragens, em sua 14ª edição. O evento começa nesta quarta-feira (24) e segue até 31 de março, de forma gratuita, em formato online inédito.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O objetivo da mostra é reunir projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras, dando voz e representatividade às comunidades. Ao todo, os filmes serão exibidos em seis sessões.


A idealização do festival é de Marcio Blanco, com curadoria de Marcio Blanco, Kamilla Medeiros e Janaína Damaceno. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


"O conceito de periferia no festival é abrangente, incluindo filmes de realizadores de comunidades quilombolas, aldeias indígenas, favelas, negros e mulheres. Além disso, estamos sempre discutindo a periferia a partir dos filmes, selecionando aqueles que trazem um olhar inovador e esteticamente potente”, afirma Marcio Blanco.


Nasessão de abertura do festival, na quarta-feira (24) às 19h30, será exibido o longa-metragem inéditoAnastácias (2020), de Thatiane Almeida,com tradução em libras.


A programação deste ano exibirá quatro mostras competitivas:Panorâmica, Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema eVisorama, disponíveis para votação popular. Entre eles, foi selecionado o curta Mulheres de Fé, dirigido pelas santistas Bruna Santos e Dalila Ramos e produzido pelo Instituto Querô.


Apenas uma mostra não será competitiva, contando com filmes premiados. Todas as sessões da mostra competitiva serão exibidas no site do festival.


Além das mostras, o festival este ano apresenta três mesas de debate que vão tratar de temas como a inserção de jovens da periferia no mercado audiovisual. Os debates acontecem nos dias 25, 29 e 30 de março, sempre às 19h30, com tradução em libras. Eles serão exibidos no Canal do Youtube e na Página do Facebook do festival.


O evento também conta com uma participação muito especial. Na próxima quinta-feira (25), o ator e ex-BBB Babu Santana participa de uma conversa sobre o festival e produções periféricas. A live será transmitida no Instagram do Festival.


Noencerramento do festival, no dia 31 de março, às 19h, será exibido o longa-metragem inéditoTrem do Soul, de Clementino Junior (2021). Para mais informações, acesse a programação completa no site do evento.


Logo A Tribuna