Teatro reúne Gutenberg, fake news e comunicação

Espetáculo Pança, em cartaz on-line até segunda-feira, é uma fábula sobre a circulação de notícias no mundo atual

Por: Da Redação  -  08/08/21  -  15:28
 A peça analisa como a ampliação dos meios de reproduzir discursos impacta as transformações sociais
A peça analisa como a ampliação dos meios de reproduzir discursos impacta as transformações sociais   Foto: Thaís Grechi/Divulgação

Johannes Gutenberg, o alemão que inventou a máquina de imprensa, lá no século 15, é culpado das fake news da era digital, no século 21? Não, mas a disseminação vertiginosa das informações e do conhecimento, característica da nossa época, sim: pode-se afirmar que tudo começou com Gutenberg.


Essa ideia está por trás do espetáculo Pança, uma fábula com estrutura cômica e farsesca que conta a história de um talentoso e endividado escritor que, de seu pequeno vilarejo, ouve falar sobre a mais nova invenção da capital: a famosa máquina de imprensa.


Sequioso de sucesso, o autor se endivida ainda mais para tentar comprar a máquina e produzir seus livros em série – até então, as obras eram copiadas à mão, especialmente em monastérios.


Contexto


Sem compromisso rígido com contextos ou fatos históricos, a fábula se propõe a questionar estruturas. “Como a ampliação dos meios de reproduzir discursos impacta na transformação social e no imaginário dos indivíduos?”, analisa a autora e diretora, Cecilia Ripoll.


O espetáculo é encenado no canal do YouTube Pança, neste domingo (8) e segunda-feira (9), às 19 horas. A duração é de 50 minutos e é gratuito.


Logo A Tribuna