Slam dos Andradas é indicado ao Prêmio Suburbano Convicto

Torneio de poesia falada de Santos está entre os 20 finalistas da seleção nacional

Por: Isabela dos Santos & Colaboradora &  -  13/08/19  -  18:29
  Foto: Divulgação

“Poesia e resistência”! Este é o grito que a plateia ecoa toda vez que um poeta vai recitar seu escrito no Slam dos Andradas. O torneio de poesia falada acontece em Santos há quase dois anos e, recentemente, sua importância para a literatura marginal e cultura periférica foi notada pela indicação para o Prêmio Suburbano Convicto, na categoria Destaque Slam. São 20 os indicados, em nível nacional.


“Nossa reação foi de espanto! Nem imaginava que o Slam dos Andradas fosse participar de um prêmio tão importante que reúne slams de todo o País, como o Slam Resistência e o Slam da Guilhermina (ambos de São Paulo), referências na cena. Sentimos que estamos no caminho certo”, celebra o fundador, organizador e apresentador do Slam dos Andradas, Caio Cesar Jesus dos Santos, de 31 anos.


O slam santista foi criado em outubro de 2017 e é realizado no último sábado de cada mês, na Praça dos Andradas, às 19 horas, reunindo vários jovens. A arte vem se espalhando pelo Brasil e é considerada um levante para que pessoas se sintam ouvidas por meio de suas poesias, que são direcionadas, em sua maioria, às questões sociais.


Para o idealizador e apresentador do Prêmio Suburbano Convicto, Alessandro Buzo, de 46 anos, o slam não poderia ficar de fora da premiação que tem como objetivo dar visibilidade a projetos que contemplem a literatura marginal no País.


“Hoje, é o movimento de maior efervescência entre os jovens neste cenário. Os indicados foram selecionados por pessoas que entendem do assunto, com base no comprometimento e trajetória de cada slam”.


Literatura marginal em foco


Esta é a 1ª edição do Prêmio Suburbano Convicto, e além do Destaque Slam, há indicados para outras nove categorias. “A inspiração veio do Prêmio Hutúz, que aconteceu até 2009, no Rio de Janeiro. Depois que parou de ser organizado, ficou faltando uma grande premiação para a cultura da periferia. Este ano, conseguimos apoio e vamos concretizar a vontade de premiar projetos e pessoas que mantêm a cultura viva”.


A votação para escolher os cinco primeiros colocados de cada categoria será dividida em três fases, com início em setembro, e término em 30 de novembro. O voto será on-line, por meio do site do evento. A previsão é de que a premiação aconteça dia 11 de dezembro, na Capital.


O Prêmio Suburbano Convicto é realizado pela Suburbano Convicto Produções, com apoio do coletivo Poetas do Tietê. A expectativa é de que a premiação possa continuar nos próximos anos.
 


Logo A Tribuna