Mulheres são destaque na lista de indicados do Oscar

Pela primeira vez, em 93 anos, a maior premiação de cinema do mundo traz duas mulheres indicadas na categoria de Melhor Direção: Chloé Zhao e Emerald Fennell

Por: Bia Viana  -  16/03/21  -  10:25
Chloé Zhao e Emerald Fennell são indicadas por Melhor Direção
Chloé Zhao e Emerald Fennell são indicadas por Melhor Direção   Foto: Divulgação

A temporada de cinema deste ano fecha com a cerimônia do Oscar, marcada para 25 de abril. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou ontem a lista oficial de indicados ao prêmio. Já era de se esperar que Mank abocanhasse o maior número de indicações por sua temática. O longa da Netflix retrata a luta de Herman J. Mankiewicz, roteirista do icônico Cidadão Kane, para obter créditos no grandioso longa de Orson Welles.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Além de ser apaixonada pelos retratos da Era de Ouro de Hollywood, a Academia tem uma forte inclinação a votar em obras que biografam a história do cinema, resgatando um pouco de suas tradições e fortalecendo um olhar mais classicista no cinema americano.


Porém, feitos históricos envolvendo maior representatividade no Oscar resgatam as esperanças pela quebra do conservadorismo excessivo que tomou muitas décadas de cerimônia. Pela primeira vez em 93 anos, a maior premiação de cinema do mundo traz duas mulheres indicadas na categoria de Melhor Direção: Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Em Melhor Documentário, também é a primeira vez, desde 2007, que duas diretoras são indicadas no mesmo ano: Bianca Oana (Collective) e Nicole Newnham (Crip Camp: Revolução pela Inclusão).

A vitória histórica de Zhao no Globo de Ouro abre um precedente importante, podendo ser um indicativo de novas conquistas para o longa. A diretora chinesa realiza mais dois feitos históricos: é a primeira mulher não branca a ser indicada em Melhor Direção e também a primeira cineasta a conquistar quatro indicações na mesma edição.


Viola Davis também bateu o próprio recorde e tornou-se a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar. Ela disputa pela quarta vez como Melhor Atriz por A Voz Suprema do Blues. Andra Day, protagonista em The United States vs. Billie Holliday, também concorre como Melhor Atriz, resultando na primeira vez que mais de uma mulher negra concorre na categoria desde 1973.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna