Confira dicas de maquiagem para adolescentes

A maquiagem pode ser divertida, como a idade pede, e o rosto não precisa de contorno

Por: Luiza Castro  -  07/08/22  -  10:51
Para os olhos, a escolha foi por algo mais divertido
Para os olhos, a escolha foi por algo mais divertido   Foto: Caio Sá/ Divulgação

É na adolescência que as meninas desenvolvem a paixão pela maquiagem. As festinhas de 15 anos começam a ficar cada vez mais frequentes e a maquiagem se torna um item indispensável. Em geral, os primeiros batons, paletas e demais produtos vêm da mãe ou irmã mais velha. E você sabe como montar uma necessaire para uma adolescente que está iniciando na maquiagem?


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Para ajudar, montei um guia e o passo a passo de uma maquiagem adequada para a idade delas. Vamos a ele e à indicação de produtos. O primeiro passo corresponde à higienização da pele. O shampoo para bebês é uma boa opção para lavar o rosto. É indicado por oftalmologistas e dermatologistas, pois não arde o olho, higieniza a pele e não conta com produtos que podem causar irritação.


Para a hidratação, a escolha de um bom hidratante é primordial. Nas peles mais oleosas, são indicados hidratantes que tenham textura em gel. Para as secas, a opção é pelos produtos mais cremosos. Aqui, vale uma observação: não deixe de ir ao dermatologista.


O primer é indispensável. Ele vai proteger a pele de toda química da maquiagem, além de fazer com que ela dure por mais horas. Para o melhor acabamento, opte por um primer com textura blur. Na próxima semana, vamos falar tudo sobre primer, não se preocupe.


Para a colorimetria, use corretivo amarelo e batom cremoso vermelho. O batom vermelho, pode ser usado como blush, sombra e batom, sua principal função. Otimização de tempo e economia para o bolso. Para fazermos a pele, bb cream, bases com textura fluida ou corretivo. Esses produtos cobrem a pele sem carregar o look.


Contorno? Não é necessário fazer nessa idade e um blush para trazer o “ar de saudável” é perfeito. Você ainda pode usar o batom cremoso, como falamos anteriormente, ou optar por um blush com tom rosa claro.


Para os olhos, é possível escolher algo divertido. Na modelo Manoela Castro Lima, fiz um olho rosa choque, com marrom no côncavo e detalhes em azul na linha d’água. A Manu tem olhos castanhos e o azul, segundo a colorimetria, deixa os olhos dela ainda mais destacados e claros. No cantinho dos olhos, coloquei brilho para iluminar seu olhar. A paleta de sombras vai de acordo com o gosto da pessoa, mas algo divertido e colorido é sempre uma boa pedida para essa transição de criança para adolescente.


Aplique pó somente em peles muito oleosas ou que transpirem muito. O pó carrega um pouco o look e não queremos que as adolescentes pareçam mais velhas, e sim que elas tenham carinha de jovens.


Quanto à máscara de cílios, alguns pais deixam fazer uso do produto, outros não. Não tem contraindicação para adolescentes, mas é sempre bom usar uma vegana ou incolor. Assim, garantimos que a composição química tenha menos ingredientes e que o produto não vai provocar alergia nas gurias.


Já o batom, eu acho que fica pesado no look, mas é questão de gosto. Prefiro sempre optar por gloss. Textura gostosa, acabamento luminoso, geralmente faz sucesso com elas. Opte por um com brilho para ela amar ainda mais. Para fechar com nota 10, finalize a make sempre com fixador de maquiagem, para garantir que o look dure a festa toda.


Para mais dicas de maquiagem e beleza, siga o Instagram @luizacastromakeupdesigner. E na semana que vem, tem mais conteúdo incrível por aqui e como disse antes, vamos falar sobre primer. Não perca!


Logo A Tribuna