Sexualidade deve ser vivida plenamente, mas também com consciência

Segundo a OMS, define-se por saúde sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade

Por: Marcia Atik  -  09/09/21  -  16:26
 Define-se por Saúde Sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade
Define-se por Saúde Sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade   Foto: StockSnap/Pixabay

Nesse mês de setembro, além do Dia Mundial da Saúde Sexual, comemorado todos os anos pela Associação Mundial para a Saúde Sexual, portanto uma data oficial, tivemos também no dia 6 de setembro o Dia do Sexo, uma data informal, mas que nos dá a chance de falar disso de novo por aqui com uma pegada mais educativa.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Então vamos falar de SEXO, tema que deve estar presente no seio familiar, entre os casais e pensado também individualmente.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, define-se por saúde sexual o estado físico, emocional, mental e social em relação à sexualidade, não se tratando apenas da ausência de doença ou disfunção.


Trata-se de promover ações que visem o melhoramento da vida, das relações interpessoais, do cuidado consigo e com parceiros afetivos e sexuais, obter informações sobre prevenção de doenças e gravidezes não desejadas, ter acesso a insumos de prevenção e espaço para conversar sobre afetividade e prazer.


Além de obter informações sobre prevenção de doenças e gravidezes não desejadas, ter acesso a insumos de prevenção e espaço para conversar sobre afetividade e prazer.


Quando se fala em responsabilidade e afeto, não me refiro ao amor para toda a vida, pois até em encontros casuais o respeito deve existir, não aquele respeito da educação, mas o respeito pelo templo que é nosso corpo que deve estar pleno para usufruir as sensações e prazeres do sexo sem serem aviltados.


A sexualidade deve ser vivida plenamente, mas também com consciência pelo próprio corpo e pelo corpo do outro, livre de tabus e preconceitos, pois está diretamente relacionada com a plenitude de uma vida saudável para o individuo, para o casal e para a sociedade.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver todos os colunistas
Logo A Tribuna