Três tripulantes de navio barrado no Porto de Santos têm suspeita de varíola dos macacos

Embarcação foi impedida pela Anvisa de atracar na região nesta semana

Por: Daniel Gois  -  06/08/22  -  11:10
Atualizado em 06/08/22 - 23:11
Navio foi barrado no Porto de Santos por suspeita de varíola dos macacos entre os tripulantes
Navio foi barrado no Porto de Santos por suspeita de varíola dos macacos entre os tripulantes   Foto: Robert Alves/MarineTraffic

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou neste sábado (6) que há três casos suspeitos de varíola dos macacos (Monkeypox) entre os 22 tripulantes do navio Captain John P, que foi impedido de atracar no Porto de Santos nesta semana.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Em nota, a Anvisa disse que dois dos suspeitos desembarcaram na quinta-feira (4), enquanto o terceiro deixou o navio na sexta. Eles foram levados para um hospital particular da rede de cobertura contratada pela embarcação.


A agência informou que os pacientes apresentam apenas erupções na pele como sintomas. Os casos suspeitos estão pendentes de confirmação por meio de exames.


Ainda conforme a Anvisa, foi determinada a realização de uma avaliação clínica nos outros 19 tripulantes. A embarcação deve passar por inspeção física nesta semana.


A embarcação, que realiza transporte de substâncias a granel, saiu de San Lorenzo, na Argentina, e está em uma área de fundeio, conforme informado pela Autoridade Portuária de Santos (SPA).


Varíola dos macacos

São nove casos confirmados de Monkeypox na Baixada Santista, sendo quatro em Santos, três em Praia Grande, um em São Vicente e outro em Itanhaém.


A doença se caracteriza pela presença de lesões semelhantes a bolhas na pele. Os infectados também apresentam febre, dor de cabeça e dores pelo corpo.


A transmissão se dá pelo contato entre humanos, assim como por gotículas emitidas em espirros e tosses por pessoas infectadas. Mais informações sobre a varíola dos macacos podem ser consultadas clicandoaqui.


Logo A Tribuna