'Boletim na Mão' permite conferir os resultados das urnas pelo celular

Aplicativo da Justiça Eleitoral possibilita que qualquer pessoa possa atestar a confiabilidade das urnas.

Por: Rafael Henrique  -  01/11/20  -  23:41
O primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro
O primeiro turno das eleições acontece no dia 15 de novembro   Foto: Irandy Ribas/AT

Qualquer eleitor pode obter os resultados apurados nas urnas diretamente do celular. A novidade dessa corrida eleitoral é possível por meio do aplicativo Boletim na Mão. Desenvolvida pela Justiça Eleitoral (JE), a plataforma fornece ao cidadão o conteúdo dos Boletins de Urna (BU), material que é impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Com o aplicativo, o eleitor pode “ler” o código QR Code impresso no boletim das seções eleitorais de seu interesse e conferir, posteriormente, se os dados coletados correspondem àqueles totalizados e divulgados pelo TSE. Não é necessário conexão com a internet para a leitura do QR Code contido no documento impresso.


Lembrando que as informações estarão disponíveis no dia seguinte à votação no aplicativo Resultados para consulta pública e possibilitando auditar o resultado do pleito e atestar a confiabilidade das urnas.


Como funciona?


Após o encerramento da votação, a urna imprime um relatório que contém o total de votos recebidos pelos candidatos e demais informações da seção. Esse relatório é chamado de Boletim de Urna (BU). O aplicativo permite a leitura, captura da imagem, pelo QRCode contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter e visualizar uma cópia dos boletins de urna impresso no seu celular ou tablet.


Com essa cópia digital o eleitor poderá comparar os boletins que coletou com os boletins de urna recebidos no sistema de totalização, que serão divulgados na página do Tribunal Superior Eleitoral.


Para a leitura do código impresso no Boletim não é necessária a conexão com a Internet, sendo obrigatória apenas na primeira visualização de boletim de urna por município, pois nesse momento depende de dados (lista de candidatos) disponibilizados no TSE para possibilitar a visualização da imagem do boletim de urna lido. A partir desse momento, o aplicativo não necessita acesso à Internet para visualizar os demais boletins do mesmo município.


Como usar e baixar o aplicativo


Para usar o aplicativo, basta abri-lo, apertar no ícone da câmera, e depois centralizar a imagem do QR Code. Quando a captura do código for concluída, o aplicativo emite o som da urna e aparece a mensagem “boletim de urna lido com sucesso”. Em alguns boletins pode ter mais de um QR Code. Neste caso, o eleitor precisa seguir as instruções do app para capturar múltiplos códigos.


De acordo com suas diretrizes, o eleitor não precisa de acesso à Internet para escanear o código QR. O acesso à web é necessário apenas para visualizar o boletim.


Para baixar o aplicativo é só acessar o link pelo, Android (GooglePlay) ou IOS (Apple Store).


Tudo sobre:
Logo A Tribuna