Gripe: Drive-thru da vacinação imuniza cerca de 500 caminhoneiros em menos de uma hora em Santos

Atendimento é feito na Avenida Antonio Prado, no Valongo, local conhecido como Praça da Fome, até as 14 horas

Por: Rosana Rife  -  23/04/20  -  17:35
Atendimento é feito na  Avenida Antonio Prado, no Valongo, local conhecido como Praça da Fome
Atendimento é feito na Avenida Antonio Prado, no Valongo, local conhecido como Praça da Fome   Foto: Matheus Tagé/AT

Em menos de uma hora, cerca de 500 caminhoneiros receberam a dose da vacina contra a gripe em esquema drive-thru, em Santos, nesta quinta-feira (23). Duas tendas foram  montadas na Avenida Antonio Prado, no Valongo, local conhecido como Praça da Fome, para atender esse público - que foi incluído na campanha pelo Ministério da Saúde pela primeira vez.


“São pessoas que dificilmente teriam tempo de ir a uma policlínica. Então, pensamos em uma ação que chamasse a atenção para a questão, já que é a primeira vez que eles foram incluídos na campanha pelo Ministério da Saúde, e que pudesse atendê-los de forma eficiente”, explica a chefe de Departamento de Vigilância e Saúde, Ana Paula Valeiros.
 
Rapidez


Cada tenda foi montada em um sentido da avenida  (uma no sentido Santos-São Paulo e outra no sentido oposto). Os caminhoneiros só precisam descer do veículo e, em menos de 5 minutos recebem a dose da medicação. 


Roberto de Oliveira, 45 anos, aprovou a ideia. Ele é da cidade de Elias Fausto, no Interior, e veio a Santos entregar cestas básicas. “Bem mais rápido e melhor que ir a uma unidade de saúde, com o coronavírus por aí. Achei ótimo”.


Cada tenda foi montada em um sentido da avenida - uma no sentido Santos-São Paulo e outra no sentido oposto
Cada tenda foi montada em um sentido da avenida - uma no sentido Santos-São Paulo e outra no sentido oposto   Foto: Matheus Tagé/AT

Antônio de Oliveira, 50 anos, é de  Pilar do Sul, também veio entregar carga no município e aproveitou a oportunidade. “Muito prática essa medida. Ajuda bastante porque nem sempre dá tempo de procurar um lugar e parar para tomar vacina”.


O atendimento aos caminhoneiros será feito até as 14 horas. 


Mais


A vacinação também ocorre nas 31 policlínicas do município. Quem quiser saber se há medicação antes de sair de casa pode consultar o Santos Portal (www.santos.sp.gov.br/portal/saude).
Também fazem parte dessa segunda etapa pessoas com doenças crônicas, motoristas de transporte coletivo, portuários, presos, funcionários do sistema prisional e internos da Fundação Casa.


Logo A Tribuna