Dobra o número de resultados positivos para Covid-19 em laboratório particular de Santos

Metade dos testes realizados na unidade apresenta laudo positivo; no mês passado, proporção era de uma a cada quatro

Por: Por ATribuna.com.br  -  16/05/20  -  00:32
São Paulo pode chegar a 265 mil casos de covid-19 no fim de junho
São Paulo pode chegar a 265 mil casos de covid-19 no fim de junho   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Um em cada dois testes moleculares (PCR) para Covid-19 realizados na unidade santista do laboratório Pasteur tem o resultado positivo. O percentual é o dobro do índice verificado pela empresa particular no final de abril. Naquela ocasião, 25% das pessoas avaliadas tinham resposta confirmando a enfermidade. 


O número verificado na unidade privada é superior ao resultado do drive-thru montado em Santos para a realização testes rápidos de diagnóstico de coronavírus. Apesar de ter outra metodologia, na ação feita pela prefeitura apenas 2% dos atendidos tiveram o laudo positivo para a Covid-19. Esse grupo passa, posteriormente, por avaliação do PCR, que é um exame mais completo da evolução da doença no paciente.  


Segundo a médica patologista clínica, Flávia Paes, o teste molecular PCR é indicado para pessoas que apresentem alguma sintomatologia, como febre e tosse seca, por mais de 24 horas. Alguns convênios particulares já cobrem os custos para o laudo. 


“O teste (PCR) é feito por meio da coleta de material com swab (haste flexível com ponta de algodão), na garganta e nas duas narinas. A amostra biológica é encaminhada para o Centro de Genomas, onde será analisado”, explica a especialista.  


A clínica de análise particular possui oito unidades, que ficam em Santos, Cubatão, Praia Grande e São Vicente. 


Logo A Tribuna