Abacateiro aborrece vizinhança na Ponta da Praia, em Santos

Árvore gera transtornos devido aos danos causados pelas raízes expostas na área de passeio e risco de queda das frutas, entre outros problemas

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  25/07/19  -  21:43
Árvore na Rua Marcelo Ribeiro de Mendonça é empecilho a pedestres
Árvore na Rua Marcelo Ribeiro de Mendonça é empecilho a pedestres   Foto: Silvio Luiz/AT

Um abacateiro plantado na calçada da Rua Marcelo Ribeiro de Mendonça, próximo ao número 27, na Ponta da Praia, em Santos, tem gerado transtornos a pedestres e moradores do bairro devido aos danos causados pelas raízes expostas na área de passeio, problemas na tubulação do prédio, risco de queda das frutas, além da falta de poda. 


Cansada de conviver com esses problemas, a aposentada Leila Ferreira Lopes entrou com um pedido de remoção em outubro de 2015, na Ouvidoria de Santos. “Não é uma árvore apropriada para o tipo de calçada. É um abacateiro”, reclama.


A resposta da Prefeitura de Santos chegou um ano depois, em outubro de 2016. “A Secretaria de Serviços Públicos pede desculpas pela demora no envio da resposta e esclarece que foi realizada vistoria, tendo sido deferido [autorizado] o replantio do vegetal. Cabe informar que a solicitação foi cadastrada e será programada conforme a demanda dos serviços”, consta no documento assinado pela Ouvidoria. 


Sem avanço


Passados quase três anos da resposta, nada foi feito na prática. Questionada sobre o caso e a previsão para resolver o problema, a administração municipal disse, em nota enviada à Reportagem, que o “vegetal foi monitorado por engenheiros agrônomos da Prefeitura, que constataram que a árvore está sadia, não sendo necessária sua retirada”, diferente do que havia informado à moradora.


Por fim, o Executivo afirma que está programada a poda de copa e raiz do abacateiro da discórdia. “Após realizado o serviço, a Subprefeitura da Zona da Orla e Intermediária fará o reparo na calçada”.


Logo A Tribuna