Condições de trabalho na Secretaria de Serviços Urbanos de PG deve virar denúncia no MPT

Segundo presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Adriano Roberto Lopes da Silva, o "Pixoxó", diversas irregularidades foram encontradas nas instalações, localizada na Vila Antártica

Por: Bruno Gutierrez  -  12/11/20  -  16:15
Estruturas de ferro ao lado das mesas no refeitório foi um dos pontos citados pelo sindicato
Estruturas de ferro ao lado das mesas no refeitório foi um dos pontos citados pelo sindicato   Foto: Divulgação/Sindicato dos Servidores Municipais de Praia Grande

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Praia Grande, Adriano Roberto Lopes da Silva, o "Pixoxó", criticou as condições encontradas nas instalações da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), na Vila Antártica. Segundo ele, uma denúncia contra a Prefeitura será apresentada ao Ministério Público do Trabalho (MPT).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Pixoxó e outros diretores visitaram o local na manhã de segunda-feira (9). Ele disse que ficou estarrecido com o que viu. "Eu já conhecia o local, pois estive lá muitas vezes, mas não sabia que tinha chegado a esse ponto. Insalubridade e periculosidade é o que não falta. Um verdadeiro absurdo”, disse o sindicalista.


Segundo o representante do sindicato, funcionários já haviam relatado, na última sexta-feira (6), uma série de irregularidades,. Durante a visita do sindicato foram encontrados fios expostos, mofo nas paredes e janela sem cortina no alojamento das mulheres, entre outros problemas.


No refeitório, por exemplo, eles encontraram muitas estruturas de barras de ferro, de colunas e sucatas perto das mesas. Na carpintaria, os funcionários almoçam justamente onde são cortadas madeiras.


De acordo com Pixoxó, o diretor da Regional 2 do município, Fábio Ricardo de Lima Nunes, o "Chupeta", se comprometeu a resolver os problemas. Mesmo assim, o sindicato irá ao MPT. “Se conseguirmos sanar as irregularidades administrativamente, melhor. Mas já estamos montando o dossiê com fotos, documentos e depoimentos para o Ministério Público”, avaliou o presidente do sindicato.


O sindicato informou que a prefeitura de Praia Grande pediu o prazo de uma semana para resolver problemas, sem que haja a procura pelo MPT.


De acordo com Pixoxó, o secretário municipal adjunto de Planejamento e Controle Orçamentário, Cristiano Mola, se comprometeu a solucionar irregularidades nas condições de trabalho.


Resposta


Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) informa que o relatório do Sindicato não foi entregue ainda ao setor, porém os pedidos feitos pelos trabalhadores já estão sendo analisados para que todos os itens que possam ser atendidos sejam executados antes mesmo que o relatório do Sindicato seja entregue oficialmente.


A Sesurb ainda disse que se coloca sempre à disposição dos seus funcionários para ouvir relatos e pedidos de melhorias no dia a dia de trabalho.


Logo A Tribuna