Toninha é encontrada sem vida na Praia das Astúrias em Guarujá

Animal, à beira de extinção, tinha sinais evidentes de interação com pesca

Por: ATribuna.com.br  -  27/06/21  -  06:42
Atualizado em 27/06/21 - 15:25
 Animal era adulto, macho, e estava já em estado de decomposição
Animal era adulto, macho, e estava já em estado de decomposição   Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Toninha macho, adulto, em estado de decomposição avançado, foi resgatado pela equipe do Gremar, no início da tarde deste sábado (26), em Guarujá, na praia das Astúrias (Galhetas). O animal tinha marcas evidentes de interação com pesca nas nadadeiras peitorais (parte superior e inferior), dorsal, caudal e dorso. O instituto esteve no local após acionamento efetuado por munícipe.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Espécie de águas rasas, em profundidades de no máximo até 50 metros, a toninha é encontrada normalmente entre o Espírito Santo, no Brasil, e o Golfo San Matias, na Argentina. Adulto, o animal pesa no máximo em torno de 50 kg. A toninha vive nos mares há cerca de um milhão de anos, e está à beira da extinção.


Gremar


O Gremar integra o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) - uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.


O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.


É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tart


Tudo sobre:
Logo A Tribuna