Guarujá retomará aulas presenciais a partir de fevereiro de 2021

Município adotará sistema híbrido, com uma parte dos alunos em sala de aula e outra no ensino remoto, em esquema de revezamento

Por: Por ATribuna.com.br  -  11/12/20  -  22:50
  Foto: Rogério Soares/AT

A Prefeitura de Guarujá irá retomar as aulas presenciais na rede municipal de Ensino em fevereiro de 2021. A medida consta no decreto 14.031, publicado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O texto autoriza as aulas presencias nas redes municipal e estadual de Educação em Guarujá. Na prática, as aulas presenciais passam a valer a partir de 8 de fevereiro, com o início do ano letivo de 2021. Nas creches municipais e conveniadas, porém, o retorno se dá já no dia 4 de janeiro.


As datas são uma previsão e podem sofrer alterações devido à pandemia da Covid-19. De maneira gradativa, o retorno presencial em fevereiro seguirá todos os cuidados e ocorrerá independente da fase do Plano São Paulo em que o Município estará. O decreto ainda torna as unidades aptas a realizarem a preparação dos protocolos sanitários de combate ao novo coronavírus, o que já foi iniciado na rede municipal.


O secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá, José Roberto Galvão, destaca que a preocupação com a saúde de alunos e profissionais continua sendo uma prioridade da Prefeitura. Segundo ele, o Município adotará um sistema híbrido, com um percentual de alunos em sala de aula e outro mantido no Ensino Remoto. O que determinará a divisão dos percentuais será a fase em que a Baixada Santista estará classificada no Plano São Paulo, do Governo do Estado, quando do início do ano letivo.


“A retomada é necessária e estamos trabalhando por uma volta integralmente segura. Iniciaremos com um revezamento dos alunos, amparada a nossa classificação no Plano São Paulo (Governo do Estado). Quem não estiver na escola naquele dia, vai estudar online”, explica Galvão.


Em 2020, as aulas presenciais foram suspensas em março por conta da pandemia do novo coronavírus. Em abril, foi adotado o sistema remoto de ensino na rede municipal, com plataforma on-line e a disponibilização de conteúdo escolar aos cerca de 34 mil estudantes, mais os professores. A adesão alcançou 80% e os estudantes que não têm acesso à internet fizeram a retirada do material impresso na própria escola. O ano letivo se encerrará em 30 de dezembro.


Logo A Tribuna