Guarujá aumenta testagens do tipo RT-PCR em mais de 500%

Entre agosto e novembro, o número de coletas saltou de 287 para 1.900

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/12/20  -  22:56
O exame RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção de coronavírus
O exame RT/PCR é considerado o padrão-ouro para detecção de coronavírus   Foto: Matheus Tagé/AT

A Prefeitura de Guarujá aumentou a capacidade de testagem do tipo RT-PCR nos últimos três meses Segundo dados da administração municipal, em agosto foram realizadas 287 coletas de secreção da região nasofaríngea com swab. Já durante o mês de novembro, o número superou as 1.900 amostras. Isso representa um crescimento de 562% em pacientes testados na cidade.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a prefeitura, uma procura maior por parte da população e a disponibilidade de testes são os principais fatores para explicar o aumento percentual. O número de testagens acompanha o crescimento das confirmações. 


“Testar é fundamental para uma estratégia de saúde eficiente no combate à pandemia do novo coronavírus. É por isso que desde o início dos casos, o Município se preparou para garantir insumos necessários tanto para o teste RT-PCR quanto os rápidos”, afirma o secretário adjunto de Saúde, Denis Campos.


Se comparado ao mês de outubro, o número de atendimentos nos complexos de triagem montados pela Prefeitura em frente às Unidades de Pronto Atendimento de Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Paecará) e Dr. Matheus Santamaria, mais conhecida como PAM da Rodoviária (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio), cresceu em novembro. A média diária de pacientes passou de 181 para 259. Isso representa 43%.


Maior parte dos testes são realizados nos complexos de triagem Eles foram montados para atender de forma exclusiva os pacientes que buscarem atendimento emergencial com sintomas compatíveis com a covid-19.


Nos espaços, os pacientes contam com consultórios específicos para atendimento médico, tendas individuais onde podem fazer a coleta de swab nasal, soroterapia e oxigenação.


O único pré-requisito para a realização de qualquer um deles é ser sintomático. De acordo com recomendação do Ministério da Saúde, o ideal é que somente seja submetido ao exame RT-PCR ou teste rápido o paciente que estiver ou que tenha tido algum sintoma compatível com a covid-19.


Na presença de sintomas, o munícipe deve dirigir-se preferencialmente a um dos dois complexos de triagem nas principais UPAs da Cidade. E, de acordo com o tempo de sintomas, o médico indicará qual exame é o mais adequado para a identificação ou não da presença do vírus que causa a covid-19.


O RT-PCR é solicitado especialmente na fase aguda dos sintomas, entre o terceiro e sétimo dia. A partir de então, pode ser solicitada a testagem rápida, que identifica a presença dos anticorpos igM/igG, que de acordo com a análise, podem apontar se a infecção é recente ou se já teve contato com o vírus e desenvolveu proteção contra ele.


Logo A Tribuna