Trabalhadores da Cetesb da Baixada Santista e Vale do Ribeira estão em greve

Categoria decidiu cruzar os braços por não haver consenso nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho

Por: ATribuna.com.br  -  22/06/21  -  15:07
Atualizado em 22/06/21 - 15:08
   Agência Ambiental em Santos está em greve, como as demais da região
Agência Ambiental em Santos está em greve, como as demais da região   Foto: Divulgação

Os trabalhadores da Cetesb na Baixada Santista e no Vale do Ribeira estão em greve, por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (22). Em assembleia virtual realizada pela Diretoria do Sindicato dos Urbanitários de Santos e Região (Sintius) nesta segunda-feira (21), a categoria confirmou a deflagração do movimento. Os trabalhadores decidiram cruzar os braços por não chegarem a um acordo com a direção da estatal nas negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O Sintius diz que não há reajuste salarial para a categoria há 2 anos, e que os profissionais atuam em uma atividade essencial, com papel estratégico na sociedade. O órgão defende, no mínimo, a reposição dos salários e dos benefícios dos trabalhadores com base na inflação acumulada nos últimos 12 meses (7,79%, segundo o índice IPC-Fipe).


Para que não haja prejuízos à sociedade durante a greve, foi montada uma escala de equipes para o atendimento de eventuais casos de emergência ambiental na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.


A Diretoria do Sintius informa que a princípio não haverá nenhum serviço que poderá impactar prejuízos à sociedade. Todos os serviços inadiáveis serão executados, pois a greve cumpre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT-2) que, em despacho sobre a greve, determinou a manutenção de 70% da escala de trabalho de maio.


   A Agência Ambiental de Cubatão também colocou uma faixa no portão, para avisar sobre a greve
A Agência Ambiental de Cubatão também colocou uma faixa no portão, para avisar sobre a greve   Foto: Divulgação

Clique e saiba mais em ATribuna.com.br



Logo A Tribuna