Mesmo com lockdown, Baixada Santista tem baixo índice de isolamento social

Maioria das cidades da região não atingiu 50% no primeiro dia, mínimo considerado satisfatório para frear transmissão do coronavírus

Por: Maurício Martins  -  24/03/21  -  23:10
Nem com cerca: algumas pessoas ignoram o lockdown nas praias de Santos
Nem com cerca: algumas pessoas ignoram o lockdown nas praias de Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O aumento das restrições na Baixada Santistateve, por enquanto, pouco efeitona redução da circulação de pessoas pelas cidades. No primeiro diade lockdown, nesta terça-feira (23),o índice de isolamento social ficou abaixo de50%na maioria dos municípios.Os dados são do Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (Simi), que acompanha os deslocamentos pelas antenas de telefones celulares.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com infectologistas, o ideal para controlar a transmissão do coronavírus e diminuir os casos éentre 60% e 70% de isolamento. O mínimo considerado satisfatório é de 50%, resultado só obtido em três cidades:Bertioga (57%), Peruíbe (52%) e Itanhaém (51%).Na terça-feira da semana anterior (16), antes do lockdown, elas tinham 53%, 49% e 49%, respectivamente.


Santos oscilou de 42% para 45% após o lockdown, pior índice da Baixada Santistajunto com Cubatão, que teve exatamente os mesmos números.Em nota, aPrefeitura de Santos ratifica a importância da conscientização de toda a população em cumprir olockdowme acredita no aumento da adesão às medidas.


“As regras estabelecidas em conjunto com as demais cidades da Baixada Santista se fazem necessárias para conter escalada de casos de covid-19 e das internações causadas pela doença – dados que são analisados diariamente. Se os indicadores epidemiológicos não diminuírem, novas medidas mais restritivas podem ser adotadas”, afirma.


A Administração destaca, ainda, que Santos é polo regional em atendimento médico-hospitalar, além de concentrar atividades portuárias,retroportuáriase de toda a cadeia logística – característica que atesta o maior fluxo de pessoas na Cidade que exercem atividades essenciais.


A Prefeitura de Cubatão informa que continua atenta à aderência da população ao lockdown. Garante que a fiscalização está sendo intensificada, inclusive no período noturno, para orientar as pessoas.


“A fiscalização tem interditado e multado estabelecimentos que descumprem a medida e recolhido materiais esportivos em campos de futebol, dissipando aglomerações. Além disso, as praças da cidade estão sendo interditadas para evitar que as pessoas permaneçam nesses locais”.


Veja o índice de isolamento das cidades:


Terça-feira, 23 de março


Estado – 45%


Bertioga-57%


Cubatão- 45%


Guarujá- 48%


Itanhaém- 51%


Mongaguá - 48%


Peruíbe- 52%


Praia Grande -48%


Santos - 45%


São Vicente- 48%


Terça-feira,16 de março


Estado – 44%


Bertioga – 53%


Cubatão - 42%


Guarujá -45%


Itanhaém - 49%


Mongaguá - 46%


Peruíbe - 49%


Praia Grande – 44%


Santos- 42%


São Vicente-44%


Logo A Tribuna