Baixada Santista pode ter temperatura abaixo de 10ºC e ciclone extratropical

Climatologista explica que frio deve diminuir ao longo da semana

Por: ATribuna.com.br  -  28/06/21  -  20:31
    Frente fria e massa de ar polar derrubam temperatura na Baixada Santista nesta semana
Frente fria e massa de ar polar derrubam temperatura na Baixada Santista nesta semana   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Uma frente fria seguida de uma massa de ar polar, vinda da região da Antártica, derrubou a temperatura na Baixada Santista, a partir da noite de segunda-feira (28), é o que explica o climatologista da ONG Amigos da Água, Rodolfo Bonafim. A previsão é que as temperaturas permaneçam baixas até o final desta semana na região.



Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O climatologista afirmou que na Baixada haverá repercussão desse frio com temperaturas mínimas variando de 13°C até 12°C dentro da área urbana das cidades. Já em regiões com baixo grau de urbanização como a Base Aérea e no Caruara, na Área Continental, as temperaturas podem ser um pouco abaixo de 10°C.


"Temperaturas mínimas que podem chegar abaixo de 10°C nas áreas longes da área urbana e frio persistente até, pelo menos, no final de semana. Mínimas de 12°C e 13°C nas áreas urbanas das cidades da Baixada. Logicamente que Peruíbe e Bertioga, cidades com grau de urbanização menor, muitas áreas verdes, a temperatura dentro da cidade mesmo pode chegar até 11°C", explicou.


Bonafim considera que o mais interessante nessa frente fria e massa polar é a persistência do frio. "Ou seja, pela primeira vez, inclusive, neste ano, teremos pelo menos dois dias com temperatura que podem ficar abaixo dos 20°C em Santos e nas outras cidades da região."


Com temperaturas mais baixas previstas até sexta-feira (2), o climatologista disse que o frio vai diminuindo aos poucos. "Mas mesmo assim vai persistir até o final da semana, é um frio bem comprido."


Ciclone extratropical


Segundo o climatologista, um ciclone extratropical, típico entre o outono e inverno, mas que também pode ocorrer até na primavera dependendo do ano, não deve durar muito, mas é de forte intensidade, podendo gerar agitação marítima nas praias da região com risco de ressaca entre quarta (30) e quinta-feira (1°).


"É um ciclone formado em águas frias, geralmente na região da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul. Ele vem sempre associado à uma frente fria, nem toda frente fria tem ciclone, mas todo ciclone extratropical tem uma frente fria associada", completou.


Chuva


O climatologista afirmou que há previsão de chuva a partir da noite desta segunda-feira (28). Já terça-feira (29) deve ser um dia predominantemente chuvoso. "Mas o tempo volta a melhorar já na quarta-feira (30). Mesmo com sol as temperaturas ficam baixas, sol com vento frio durante o dia, podendo até não chegar aos 20°C."


Logo A Tribuna